É o parque nacional mais antigo do mundo e representa um marco no que toca à proteção da natureza. A 1 de março de 1872, há 145 anos, o território de 8.980 km² foi estabelecido pelo então presidente norte-americano Ulysses S. Grant como sendo o Parque Nacional de Yellowstone.

A maior parte da reserva de Yellowstone está no condado de Park, no noroeste do estado do Wyoming. Yellowstone é conhecido pela vida selvagem, pelos géiseres, fontes termais e por paisagens incríveis. Pouco mudou nestes 145 anos e ainda bem.

O primeiro explorador a chegar ao parque, em 1806, caracterizou o local como sendo de "fogo e enxofre". Os relatos de  John Colter não foram levados a sério e só em 1869 foi organizada a primeira expedição detalhada a Yellowstone.

Além de ser o mais antigo parque nacional, o Parque Nacional de Yellowstone foi designado como Reserva da biosfera, em 1976 e Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 1978.

Quando ir, como chegar e onde ficar

Qualquer altura do ano é boa para explorar o parque. Mas a primavera e o verão são as alturas mais indicadas e procuradas pelos turistas. O parque recebe cerca de 4 milhões de visitantes por ano.

O parque nacional está afastado de grandes aeroportos. O mais próximo é o de Jackson Hole, em Teton County, Wyoming, que recebe voos de várias cidades maiores, como Chicago, Salt Lake City, Denver ou Los Angeles. Depois de lá chegar, são cerca de 100 quilómetros de carro até uma das entradas do parque.

A melhor forma de explorar a natureza de Yellowstone é a pé. Existem mais de mil quilómetros de trilhos assinalados no parque com percursos variados, dos mais fáceis aos mais difíceis.

É possível ficar hospedado dentro do parque, que conta com várias unidades hoteleiras e opções de alojamento.

Natureza em erupção

Montanhas, florestas, géiseres, quedas de água, diferentes tipos de vida selvagem, entre ursos, lobos, alces, bisontes, fazem parte das atrações naturais de Yellowstone. Mas a grande "estrela" do parque é o géiser Old Faithful - o primeiro géiser a receber um nome em 1870. Existem cerca de 10.000 fontes geotermais e géiseres em Yellowstone.

O parque encontra-se em cima de um supervulcão. A caldeira vulcânica de Yellowstone, cujo último evento eruptivo ocorreu há 640.000 anos, é o maior sistema vulcânico da América do Norte. Um novo evento eruptivo em Yellowstone poderia provocar uma grande mudança na paisagem e no clima, com consequências globais.

Descubra mais sobre este santuário natural na galeria de fotos acima.

Veja também:

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.