1. COMO/QUANDO COMEÇOU COM O “BICHINHO” DAS VIAGENS?

O "bichinho" por viajar começou muito cedo. Durante a minha infância, os meus pais programavam sempre que possível pequenas road trips de fim de semana pelo país e de alguma forma essa paixão foi crescendo em mim. Mal sabia que a minha vida seria passada a viajar por cidades e sítios que fui visitando nessas viagens com os meus pais.

2. ALÉM DE VIAJAR, GOSTA MUITO DE…

Gosto principalmente de criar, gosto de desenhar, de fotografar, gosto muito de música, de a fazer e de a ouvir. Gosto de livros, de escrever e de os ler. Gosto das coisas simples da vida, como passear com a minha filha na natureza, dar mergulhos no mar ou meditar ao nascer ou ao pôr do sol.

3. QUANTOS PAÍSES JÁ VISITOU?

Não visitei muitos, acho que uma dezena, as minhas viagens sempre foram mais dentro de Portugal do que no estrangeiro. Ainda só estive na Europa e na América do Sul e do Norte, tenho muito mundo para conhecer, mas por mais viagens que tenhamos feito, temos sempre muito mundo por conhecer!

4. VIAGENS MAIS MARCANTES E PORQUÊ?

Para já o que deixou mais marcas foi o Brasil, a experiência foi muito impactante em mim, talvez por ter contactado com todo o espectro social, desde as pessoas mais carenciadas das favelas mais pobres aos milionários com vidas abastadas e confortáveis, o fosso é enorme. As pessoas, a arte e a natureza são os factores mais importantes nas minhas viagens e sempre o que deixa uma marca mais profunda.

5. DESTINO QUE QUER REGRESSAR E PORQUÊ?

Gostaria de regressar a São Paulo, porque gostei muito quando lá estive há quase 20 anos, sinto que agora iria aprofundar uma cidade artística que não explorei na altura e que tenho vontade de conhecer. Também tenho vontade de regressar a Berlim mas agora com a minha filha, na altura em que lá estive fiquei com a impressão que é uma cidade agradável para quem tem crianças.

6. PRÓXIMOS DESTINOS E EXPECTATIVAS

Em 2020 espero fazer algumas viagens, para já na agenda está apontada a viagem a Nova Iorque como líder da Landescape, de 29 de Agosto a 06 de Setembro. Podem saber mais em www.landescape.pt/viagens/.

A nível pessoal gostaria de fazer mais uma viagem, gostava de conhecer a Coreia do Sul devido à minha ligação ao Kuk Sool (Arte Marcial Tradicional Coreana), gostava de ir a África, o meu pai viveu parte da sua vida em Angola e tenho curiosidade desde sempre, existem mais uns quantos destinos numa lista que pode muito bem tornar-se infinita!

7. DICA DE VIAGEM MAIS VALIOSA QUE PODE DAR:

Há algo que gosto muito de fazer quando viajo, que é vaguear sem destino e dar espaço para o caminho se revelar, encontram-se sempre os melhores sítios ou as melhores experiências quando deixamos espaço para a surpresa e não tentamos controlar a viagem sempre com uma agenda apertada e totalmente premeditada. Há que deixar espaço para que a magia da vida aconteça!

8. LUGAR PREFERIDO EM PORTUGAL

O meu lugar preferido de Portugal é e sempre será a minha cidade, o Porto. Uma cidade muito especial, mesmo com esta gentrificação actual e com a descaracterização que dela advém. O Porto continua a ser uma cidade cheia de carisma, com uma mística única. Mas há três sítios de Portugal que são essenciais para mim: o Gerês, as praias da costa Vicentina, e a Atlântida que é o que eu costumo chamar aos Açores!

Siga aqui Maze / André Neves

Se querem fazer parte da comunidade SAPO Viagens no Instagram, partilhem as vossas fotos com a hashtag #sapoviagens.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.