Mariana Dias inspira-nos através da página do Instagram A Ticket to Take Off, onde vai mostrando as suas aventuras pelo mundo. Apesar de estar sempre a pensar no próximo destino, esta viajante natural do Porto também adora descobrir novos lugares na sua cidade natal, principalmente, se tiverem panquecas fofas e um bom cappuccino. O planeamento é algo que não pode faltar na preparação das viagens, sendo que, assim, se poupa tempo para aproveitar mais. Estas e outras dicas de ouro foram deixadas na entrevista que se segue pela nossa Viajante do Mês de maio.

Como/quando começou o “bichinho” das viagens?

Nunca viajei para muito longe na minha infância e adolescência, tanto que a minha primeira viagem de avião aconteceu pouco antes de fazer 15 anos. Comecei a viajar mais frequentemente a partir dos meus 24 anos porque tinha curiosidade em conhecer alguns sítios que ia vendo online. As primeiras viagens foram na Europa e a verdade é que, assim que comecei, nunca mais parei e a lista de locais que quero conhecer aumenta a cada dia que passa. A sensação de pisar um território novo, conhecer um país com uma cultura diferente, planear uma viagem é das coisas que mais me faz feliz.

De que forma tenta inspirar os seus seguidores no Instagram?

Acima de tudo, tento inspirar as pessoas a viajarem mais, dando-lhes a conhecer novos sítios ou mesmo até dando dicas valiosas para organizarem as suas viagens. Sempre que partilho uma viagem, tento fornecer o máximo de informação possível porque sei que será sempre útil a alguém.

Além de viajar, gosta muito de…

Adoro experimentar novos cafés e restaurantes, mas especialmente cafés. Sou apaixonada por umas boas panquecas fofinhas e um cappuccino bem tirado. Apesar desta vertente gastronómica ser algo que procuro também experienciar nas viagens que faço, a procura pelo melhor café acontece geralmente quando estou pela minha cidade.

Viagens mais marcantes e porquê?

É sempre difícil responder a esta pergunta pois todas as viagens são marcantes e especiais à sua maneira. Escolher um destino preferido é uma tarefa árdua quando se gosta tanto de viajar, seja para que sítio for. No entanto, vou escolher a minha viagem relativamente recente à Malásia e Singapura como viagem mais marcante que fiz até agora. Foi a primeira vez que me aventurei para um sítio tão longe de casa e a minha primeira vez no Sudeste Asiático. E foi aí que finalmente percebi o fascínio que tantas pessoas têm por esta região no mundo.

Malásia
Kuala Lumpur, Malásia créditos: A Ticket to Take Off

Destino que quer regressar e porquê?

Não há um sítio que tenha visitado e que me importasse de voltar. Há países aos quais sei que irei certamente voltar (tal como Estados Unidos ou Marrocos) pois ainda há muitos locais que me falta conhecer. Por outro lado, existem outros países que voltarei vezes sem conta pois mais parecem casa, tal como Itália ou Espanha. Contudo, vou escolher a Eslovénia, que é um país lindíssimo em termos de natureza e ainda pouco valorizado na Europa. Na altura que visitei, as paisagens verdes estavam um pouco queimadas da neve e sinto que não vi o país no seu esplendor máximo e, por esse motivo, gostava de regressar.

Maior peripécia, susto ou experiência marcante que já passou em viagem?

Adoro planear as minhas viagens e isso ajuda-me a minimizar as peripécias. No entanto, não gosto muito de andar de avião e uma vez, a chegar a Budapeste, tive um ataque de pânico quando o avião não conseguiu aterrar e teve de levantar novamente quando já estava mesmo quase a aterrar.

Turquia
Capadócia, Turquia créditos: A Ticket to Take Off

O primeiro destino da “bucket list” das próximas viagens.

A bucket list é muito longa e tem sítios um pouco por todo o mundo. Mesmo assim, alguns dos locais que mais tenho curiosidade em visitar neste momento são Nova Zelândia, Peru, Vietname, Guatemala, a região da Patagónia no Chile e Argentina e Noruega.

Dica de viagem mais valiosa que pode dar.

Uma das minhas partes preferidas de viajar é todo o planeamento que uma viagem envolve. Para quem viaja com o tempo contado, esta pode ser uma das dicas mais valiosas para aproveitar ao máximo o tempo disponível no destino. Planear os detalhes de uma viagem irá permitir poupar tempo no destino a fazer coisas como, por exemplo, procurar o que visitar ou onde ficar.

Lugar preferido em Portugal.

O meu lugar de eleição em Portugal é, sem dúvida, a minha cidade – o Porto. Sou uma eterna apaixonada por aquela vista do casario junto ao rio Douro perto da ponte Luiz I. No entanto, a região de Portugal que mais me aquece o coração é o Alentejo. Não só tem sítios bonitos como uma gastronomia de comer e chorar por mais.

Podem ler algumas aventuras, conhecer roteiros e dicas da Mariana através dos seus artigos publicados no SAPO Viagens ou no blogue A Ticket to Take Off.