PRAGA: 20 NOVEMBRO – 6 JANEIRO

A arquitetura gótica da capital da República Checa forma um cenário espetacular para um dos mais espaçosos mercados de Natal da Europa. A árvore, cultivada especialmente para a ocasião nas montanhas Krkonose, no norte do país, fica rodeada de cabanas que vendem artesanato local, loiça, bonecos de madeira, velas aromáticas, cerâmica, assim como decorações mais tradicionais e, claro, comida deliciosa. Os cheiros e os sons do presunto no espeto, das salsichas no churrasco e dos pastéis acabados de sair do forno preenchem o ar. Ninguém pode sair sem provar o trdelnik (um bolo regado com açúcar quente) e o svarak, a versão checa do vinho quente.

ONDE FICAR: Hotel 16. Fuja da multidão diretamente para este alojamento. Não se deixe enganar pela fachada, lá dentro, os quartos são bonitos e modernos.

ONDE COMER: Svejk. Com sabores contemporâneos e deliciosos, é um dos melhores restaurantes de Praga.

Mercado de Natal em Praga
créditos: AFP

COPENHAGA: 17 NOVEMBRO – 31 DEZEMBRO

A espectacular basílica russa, com as suas nove cúpulas iluminadas e o seu tradicional esplendor natalício (na imagem) é o ponto central do principal mercado de Natal dinamarquês, na Tivoli Square. O mercado em si pode ser mais pequeno do que a maioria dos equivalentes, com apenas 50 bancas, mas as decorações minimalistas tradicionais da Escandinávia aparecem como foco. A exposição Royal Copenhagen Christmas Tables é dos eventos festivos mais populares da cidade, que arrasta centenas de visitantes à procura de inspiração para os seus próprios centros de mesa de Natal. E, como seria de esperar, são poucos os que conseguem preparar uma ceia tão saborosa como os dinamarqueses.

ONDE FICAR: Hotel Ansgar. Está a poucos metros da Tivoli Square; satisfatoriamente moderno e com tudo aquilo de que precisamos para rejuvenescer depois de um dia no mercado.

ONDE COMER: Kadeau. Manteve uma estrela Michelin durante três anos consecutivos, com um menu de almoço de alta-qualidade.

LILLE: 22 NOVEMBRO – 30 DEZEMBRO

A roda gigante no meio da Place Rihour é o foco principal das celebrações desta cidade. Mesmo ao seu lado, está uma árvore de Natal com 18m de altura. Juntas, são os dois pilares em torno dos quais surgem as 80 bancas do mercado. Se não conseguir encontrar exatamente aquilo que procura, Lille é também um dos melhores destinos para fazer compras em França, com cerca de 4.000 lojas no centro da cidade.

ONDE FICAR: Calm Apparthotel. Os preços dos quartos são razoáveis, há um restaurante excelente e o serviço é de qualidade superior. O Calm é a melhor opção de alojamento em Lille.

ONDE COMER: Estaminet Chez la Vieille. É uma espécie de Nova Iorque em miniatura. Vá pelo design minimalista e pelos pratos de frango deliciosos, com cogumelos e queijo.

Mercado de Natal França
créditos: AFP

DRESDEN: 28 NOVEMBRO – 24 DEZEMBRO

Fale com qualquer alemão e perceberá que o mercado de Natal de Dresden é o segredo festivo mais bem guardado da Alemanha. É o mais antigo e está recheado de história e tradição. Acontece tudo na Praça Altmarkt, no centro da cidade, estendendo-se desde Albertplatz até à estação central. O mercado especializa-se em candelabros complexos fabricados nos Montes Metalíferos, cerâmicas da Lusácia, rendas de Plauen e decorações de vidro de Lauscha. Experimente os biscoitos de gengibre locais com um cheiro irresistível que permanecerá no ar durante toda a sua viagem.

ONDE FICAR: Swissôtel Dresden Am Schloss. Suficientemente longe da multidão, mas a uma distância a pé razoável do mercado.

ONDE COMER: O restaurante Ontario serve os melhores bifes da cidade e é uma excelente escolha para um jantar inesquecível. Peça os acompanhamentos tradicionais (chucrute e batatas fritas).

VIENA: 17 NOVEMBRO – 26 DEZEMBRO

O advento na Áustria começa com um cenário festivo verdadeiramente espetacular, sendo considerado um dos mais espirituais da Europa. O ‘Mercado de Dezembro’ original data de 1294, abrangendo 25 mercados em toda a capital. Comece o seu dia optando por um mais tradicional, em frente à Câmara Municipal, e siga para as bancas de Spittelberg, em frente à igreja de St Charles Borromeo. Ali, será cumprimentado pelo aroma das frutas cristalizadas, o ponche de Natal, as castanhas assadas e a exibição de The Magic of Advent, o momento em que as vozes dos coros da igreja ecoam por toda a cidade.

ONDE FICAR: O novo apartamento Rocksure está mesmo no centro de Viena e tem a melhor localização para as suas aventuras no mercado. Faça a sua reserva e descontraia.

ONDE COMER: Loca. Se está à procura de schnitzel, vá a outro sítio. O Loca só serve comida moderna e extremamente saborosa.

Mercado de Natal Viena
créditos: AFP

BIRMINGHAM: 15 NOVEMBRO – 23 DEZEMBRO

O maior mercado de Natal da Europa fora da Alemanha decorre na segunda maior cidade do Reino Unido e ocupa a Victoria Square, New Street, Centenary Square e Chamberlain Square. Com o tema do mercado de Frankfurt e 13 anos de história, muitas das suas bancas vêm diretamente da Alemanha. Vai encontrar produtos e sabores genuínos e prepare-se para beber o famoso glühwein. Para autenticidade (e eficiência) alemã, não há melhor que Birmingham.

ONDE FICAR: Hyatt Regency Birmingham está a poucos metros do mercado, com um spa topo de gama para descontrair antes do segundo dia de compras de Natal.

ONDE COMER: Maribel Restaurant. É o mais recente projeto do chef Richard Turner, que conta com várias estrelas Michelin e AA Rosette no seu portfólio.

LONDRES: 22 NOVEMBRO – 6 JANEIRO

Há poucos cenários tão deslumbrantes para vaguear por entre as bancas natalícias do que o centro de South Bank, em Londres. Iluminado pelas luzes do National Theatre, este mercado é delimitado por luzinhas mágicas que se estendem pela margem do Tamisa desde a estação de Waterloo até à London Bridge, dificultando o acesso a transportes nessa área. Se andar para leste ao longo do rio, comece pelas bancas dos 50 artesãos que vendem produtos personalizados na zona dos presentes e mate a fome no Real Food Market, onde as casinhas de madeira servem comida deliciosa. Termine na zona do Chocolate Festival, talvez antes de seguir para o Dandelyan bar do The Mondrian Hotel.

ONDE FICAR: The Mondrian Hotel, situado no edifício do Sea Containers tem a localização ideal, mesmo onde as bancas de Natal começam a ser cada vez menos. É o sítio perfeito para pousar os seus sacos de compras entre idas ao mercado e às compras em South Bank.

ONDE COMER: Skylon, no Royal Festival Hall, é um dos restaurantes londrinos mais icónicos. Desde que o novo chef Adam Gray tomou as rédeas da cozinha, este estabelecimento não parou de receber elogios.

PADSTOW: 6 – 9 DEZEMBRO

Enfeitado com os melhores produtos das Ilhas Britânicas, o Padstow Christmas Festival é o paraíso dos apaixonados por comida. Com a presença de chefs premiados e 110 produtores artesanais, é agora um dos maiores festivais de comida gratuitos do Reino Unido. Rick Stein tem uma grande influência nesta cidade e traz consigo alguns cozinheiros célebres para dar a conhecer os seus produtos de eleição para a mesa de Natal. Prepare-se para experimentar iguarias deliciosas de todo o país. É tudo muito tentador!

ONDE FICAR: St. Edmunds House. Parte do império de Rick Stein, este hotel maravilhoso tem seis quartos com vista para o estuário.

ONDE COMER: Number 6, de Paul Ainsworth funde os melhores produtos da região da Cornualha e do resto do Reino Unido. Experimente o bife do acém e não ficará desiludido.

Mercado de Natal Inglaterra
créditos: AFP

WINCHESTER: 17 NOVEMBRO – 20 DEZEMBRO

Atraindo mais de 350.000 visitantes anuais, o mercado de Natal de Winchester faz as pessoas voltarem ano após ano por causa da sua localização esplêndida - atrás da catedral da cidade - dos expositores de alta-qualidade e das passagens bem pensadas entre todas as bancas. Aqui, o artesanato e as joias ingleses são excelentes, dado que cada expositor é selecionado cuidadosamente pelo comité da organização. Outro ponto forte é o ringue de gelo, construído nos jardins da catedral, com sessões de uma hora de patinagem a custarem 11€ para os adultos e 7€ para as crianças. Mas para uma experiência verdadeiramente incrível, chegue na noite de inauguração do mercado, para assistir a atuações de música ao vivo que o farão sentir o autêntico espírito natalício.

ONDE FICAR: Winchester Hotel & Spa. Sem dúvida, são os melhores quartos da cidade. Dê um saltinho até ao jacuzzi para descongelar os pés ao fim do dia.

ONDE COMER: O River Cottage Canteen está situado nos Abbey Mill Gardens, mesmo à saída da Broadway do centro de Winchester, a poucos metros do mercado.

MANCHESTER: 9 NOVEMBRO – 22 DEZEMBRO

O aroma a glühwein (vinho quente), castanhas assadas e salsichas grelhadas no churrasco preenche o ar… Não, não está na Alemanha, está no The Corn Exchange, no centro de Manchester. Todos os anos esta área é transformada, contando com 300 bancas que vendem alguns dos melhores produtos de Natal de toda a Europa. Encontrará joias de âmbar, malas de cabedal e velas produzidas na região e comida vinda de todo o continente. Comece pelo goulash húngaro, as mini panquecas holandesas com chocolate quente e harmonize tudo com uma cerveja alemã ou um copo de vinho quente e conhaque, para um espírito natalício extra.

ONDE FICAR: O The Lowry Hotel fornece um acesso rápido até às secções do mercado de Corn Exchange e Deansgate, através de um passadiço que cruza o rio Irwell, para que possa refugiar-se da confusão num quarto de hotel moderno.

ONDE COMER: O segundo andar do restaurante Harvey Nichols é feito para o Natal. Juntamente com o famoso food hall, este espaço tem uma vista panorâmica deslumbrante sobre a cidade. Beba um cocktail, um copo de espumante e uma ‘lancheira’ festiva, ou um chá sofisticado.

PORTUGAL

Vila Natal Óbidos
créditos: LUSA

Urban Market by Portugal Lovers - Porto - Sábados e domingos de dezembro

Este conceito de mercado urbano surgiu em 2012 com o objetivo de promover e valorizar espaços da cidade e expor marcas, artistas, projetos de autor (nas áreas de design, ilustração, joalharia, gourmet &drink, comida de rua), músicos, hairstylists entre outros. Estarão presentes 40 marcas de design de autor que vão apoiar a Operação Nariz Vermelho, contribuindo para que mais Drs. Palhaços levem alegria às crianças hospitalizadas e seus familiares.

Mercado de Natal Amigo da Terra - Almada - De 12 a 16 de dezembro

Com a proposta de um Natal mais sustentável, este evento parte para a sua 15ª edição contando com a presença de uma seleção de mais de 70 artesãos, produtores e criadores de todo o país e de mais algumas instituições de solidariedade do concelho. É uma boa opção para descobrir prendas originais, com histórias pelo meio. Peças criadas a partir de materiais recicláveis, produtos biológicos locais, calçado e vestuário feitos com matérias naturais, brinquedos de madeira, acessórios de moda, plantas e cosmética natural. Há também soluções para quem quer construir uma horta num pequeno espaço na cidade, mobiliário restaurado ou kits caseiros de produção de cogumelos, entre outras ideias. Uma das novidades este ano são os produtos naturais para animais de estimação, fabricados em Portugal e que promovem a sua saúde e bem-estar.

Natalis - Lisboa- De 6 a 10 de dezembro

Aqui temos uma fórmula para levar todos os membros da família às compras de Natal. As áreas distintas, montadas nos pavilhões da FIL incluem: o Mercado do Pai Natal, Mercado da Sustentabilidade, Mercado das Brincadeiras (pinturas faciais, insufláveis, piscina de bolas, balões moldados, teatro de marionetes, desenho & pintura, presença de mascotes e concurso de contos de natal), Mercado ChocoDoce (dedicado ao chocolate e doces conventuais, com venda, personalização de produto e embalagem, para adultos e crianças) e Espaço Gastronomia. Os mais novos têm a diversão garantida na maior Feira Popular Indoor – a Diverlândia.

Vila Natal Óbidos
créditos: LUSA

Vila Natal - Óbidos - 30 de novembro de 2018 a 6 de janeiro de 2019

Luzes, muitas cores, músicas de sininhos e, no ar, os aromas inconfundíveis da castanha assada, do chocolate, de pães e bolos a sair do forno. Se dúvidas houvesse, o brilho no olhar dos mais novos e a procura incessante pelo Pai Natal afastá-las-iam: estamos na Vila que transporta para o centro do país os encantos inebriantes da maior festa das famílias. Um evento para viajar no tempo, ao ar livre, emoldurado pela muralha do castelo de Óbidos. O carro terá de ficar num dos 4 estacionamentos em redor da vila.

Terra Natal e de Sonhos - Bragança - De 1 de dezembro de 2018 a 6 de janeiro de 2019

Tudo começa com a chegada do astro principal: o Pai Natal, que depois de inaugurar oficialmente as festividades se vai acomodar na sua Casa do Pai Natal, a moradia oficial do velhinho enquanto decorrem as festas. Depois, e durante todo o evento, realizam-se concertos quase todos os dias nas ruas do centro da cidade, há o Presépio vivo, a Parada de fogo, bancas de natal, bailados, enfim, um programa extenso – e intenso – de atividades tradicionais e modernas para agradar a todos os que visitam o concelho por estes dias. Como se não fosse já diversão suficiente, há ainda uma pista de gelo (natural e coberta), a mini roda e o comboio infantil. Tudo para delícia dos mais pequenos.

Mercado de Natal - Viseu - De 30 de novembro a 6 de janeiro

O mercado de natal integra a programação do “Viseu Natal Sonho Tradicional”, o evento que há 9 anos promove a exposição e venda de produtos da época, concertos, e muita animação. São vários os produtos associados à quadra natalícia e neste mercado vai encontrar desde doçaria tradicional, chocolataria, queijos e charcutaria, passando pelos vinhos do Dão, padaria, cafetaria, frutos secos, flores e artesanato. Com casinhas decoradas a servir de bancas de venda, o mercado atrai muitos visitantes de outros concelhos em busca de produtos regionais concentrados num só lugar.

Artigo originalmente publicado na revista Food and Travel Portugal

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.