Foto: Andy Rain| Lusa

Ao contrário da tradição ocidental (em que os namorados trocam presentes), no Japão, apenas as mulheres oferecem presentes ao sexo oposto no Dia de São Valentim. E não presenteiam apenas os namorados. Amigos, colegas de trabalho e familiares também têm direito devido à tradição do “giri-choko" (chocolates obrigatórios). Assim, os namorados recebem “honmei choco” (chocolate do amor) e os restantes "giri-choko". Economicamente falando, o Dia do Namorados pode sair caro às senhoras.

Talvez por “uma questão de justiça”, como refere o site The Culture Trip, foi criado um dia no Japão para os homens retribuírem o gesto, o White Day. Graças ao Dia Branco (White Day), que se assinala a 14 de março, homens e mulheres podem experimentar e apreciar o ato de dar e receber.

Mas seriamos ingénuos se achássemos que o dia nasceu somente por “uma questão de justiça”. Existem, claro, interesses comerciais, uma vez que estimula as vendas de chocolates nessa data. De forma a agradecerem as mulheres, os homens são incentivados a dar um presente com algo branco que pode ir de chocolates a joias, variando conforme o grau de relação. A título de exemplo, podem dar chocolates ou cookies a uma amiga ou colega de trabalho e joias ou lingerie à amada. A cara-metade também pode receber  "honmei-choco" (chocolate do amor).

O critério para selecionar os presentes não se limita ao tipo de relação. Os senhores do Japão também têm que seguir a regra do triplo retorno, o Sanbai-Gaeshi. Isto significa que devem dar uma lembrança que valha três vezes mais do que a que receberam no dia 14 de fevereiro.

Pode parecer injusto, especialmente após considerarmos que o White Day surgiu por “uma questão de justiça”, porém, o Sanbai-Gaeshi reflete um aspeto da sociedade japonesa que se verifica igualmente em outras. A nível salarial, e de forma genérica, os homens ganham mais do que as mulheres.

Como nasceu o White Day?

Acredita-se que o Dia Branco tenha nascido na província de Fukuoka, no sul do Japão, na confeitaria Ishimura Manseido. Segundo a BBC, há cerca de 40 anos, e dada a popularidade do Dia dos Namorados, esta confeitaria incentivou os homens a agradecer as mulheres da sua vida com marshmallows recheados com chocolate. A ação terá inspirado a National Confetionery Industry Association a criar o Dia do Marshmallow que, mais tarde, passou a chamar-se White Day.

O dia popularizou-se no Japão na década de 80 e os presentes de agradecimento deixaram de ser só marshmallows recheados. A partir desta década, os japoneses começaram a oferecer chocolate branco e outros presentes. O que continua a ser importante é terem algo branco de forma a simbolizar o dia.  Outros países do leste asiático, como a Coreia do Sul e a China, também adotaram esta prática.

Interesses comerciais à parte, o White Day evidencia, como observa a BBC, um valor cultural profundamente enraizado na sociedade japonesa, o de demonstrar gratidão. Não se sabe se no futuro terá muito expressão no país, visto que há cada vez mais japoneses a não se identificar com a obrigatoriedade de dar presentes nestes dias.

Porém, não deverá ser fácil resistir ao consumo, uma vez que as lojas enchem as prateleiras com doces alusivos ao dia, tal como a 14 de fevereiro.

Março, mês do amor, da "sakura" e do "hanami" no Japão

Em março não se celebra apenas o amor no Japão. O mês também marca o começo da estação mais colorida com o florescer das cerejeiras, conhecida como "sakura". A "sakura" representa a natureza efémera da vida, onde tudo passa, um traço da cultura nipónica e da religião budista. A flor de cerejeira é vista como um amuleto de sorte e também um símbolo do amor. O ato de contemplar a beleza das flores chama-se "hanami".

É possível que uma das mais belas primaveras do mundo se encontre neste país. Visitar o Japão durante a primavera é ter a oportunidade de assistir a toda uma natureza que se manifesta de uma forma delicada e perfeitamente integrada na paisagem. No campo ou nas cidades, em templos ou em parques, a primavera japonesa é um espetáculo magnífico. Saiba mais aqui.