1. Praias saídas de um filme da Disney

A maior parte das pessoas viaja até ao Sudeste Asiático para mergulhar em águas transparentes e andar descalça pelas praias de areia branca e opta por ir até às ilhas da Tailândia. Mas foi no sul do Camboja, nas ilhas Koh Rong Samloem, que encontrei a areia mais branca e as águas mais límpidas. Sendo um destino que ainda não atraiu o turismo em massa, é possível estenderes a toalha na areia e desfrutar de um belo dia de sol sem estares constantemente a ser incomodado por milhares de turistas que visitam as praias diariamente noutros destinos vizinhos. Vale a pena esperar até ao pôr do sol acompanhado apenas pelo som do mar e dos milhares de pássaros à volta. E se ainda puderes fazer o esforço de acordar um bocadinho mais cedo para experienciar um momento único de ver um nascer do sol que pinta o céu dos mais variados tons de laranja, acredita que não te vais arrepender de não ter ficado mais meia hora na cama.

2. Uma explosão de sabores

A gastronomia é muitas vezes utilizada como uma porta de entrada para conhecer um país e as suas gentes, tornando-se uma verdadeira experiência cultural. E, apesar de ser pouco conhecida, é fácil gostar-se da comida típica do Camboja. A base é na maior parte das vezes arroz que depois vem acompanhado pelas mais diversas proteínas. O prato mais típico deste país é o amok, uma mistura entre uma proteína com leite de coco, curcuma e diversas especiarias envolvido numa folha de bananeira e é servido com arroz. O fried rice é bastante conhecido por toda a Ásia sendo uma mistura entre arroz frito, legumes, ovo e uma proteína à escolha. Por todas as ruas de street food também é fácil encontrar coconut waffles que sabem realmente a coco e vêm envoltos numa folha de bananeira e os mais variados smoothies e gelados de rolinho.

Coconut waffles
Coconut waffles créditos: Rita Pereira

Restaurantes em Siem Reap:

  • My Little Cafe, para comida típica
  • Pasta La Vista, para matar as saudades da comida ocidental italiana
  • Ben's Corner, para beber uma cerveja ao final da tarde
  • Picasso & Miss Wong, para experimentar os mais diversos cocktails
  • Kamon, para um tradicional sushi
  • Eric Kaiser, para comprar pão e croissants

3. Povo acolhedor e amigável

Camboja
Monge no Camboja créditos: Rita Pereira

Apesar de não saberem falar tão bem inglês como noutros países à volta, o povo do Camboja faz questão de conhecer os turistas, tem curiosidade em saber de onde vimos e todos eles reagem a "Cristiano Ronaldo" ao perceberem que somos portugueses, criando-se uma fácil ligação. São um povo bastante hospitaleiro e orgulham-se de mostrar o que de mais bonito o seu país tem. Além disso, são uma grande ajuda quando queremos visitar sítios pouco turísticos, acompanhando-nos até lá para nos sentirmos bem-vindos na sua "casa".

Segue as minhas aventuras mais recentes no Instagram