Mundos submarinos que guardam grande riqueza de fauna e flora, os recifes de coral são ecossistemas únicos que só existem em certas partes do mundo pois precisam de condições específicas para se desenvolverem.

De acordo com um estudo recente, os recifes de coral provavelmente estão condenados a desaparecer devido ao aquecimento global, mesmo que as metas do Acordo de Paris sejam cumpridas.

Considerando a meta mais ambiciosa dos acordos de 2015, limitar o aquecimento a +1,5 ºC em relação à era pré-industrial, mais de 99% dos corais não conseguiriam recuperar das ondas de calor marinhas, cada vez mais frequentes, segundo os autores do estudo publicado na revista PLOS Climate.

E com um aumento de temperatura de +2 ºC, a mortalidade seria de 100%, dizem os investigadores, que usaram uma nova geração de modelos climáticos que analisam os oceanos.

Infelizmente, a ação humana no planeta é a principal ameaça a estes lugares de rara beleza e vida que sustentam setores como turismo ou pesca em muitas nações.

Na galeria de fotos abaixo vai descobrir aonde ficam alguns dos mais belos e importantes recifes do coral do mundo - ponha-os na sua lista de viagens, antes que deixem de existir.

*Texto com AFP

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.