Surpreendidos? Então, preparem-se para mais, especialmente se pensam que Tenerife é pouco mais do que um destino de praia. A variedade de atividades é imensa e tão diversa que agradará a quem procura descanso mas também aos mais radicais e aventureiros. Tudo isto numa terra de fortes tradições, que valoriza o seu povo e a herança cultural, algo tão estimado por nós, portugueses.
Os mais belos trilhos moram aqui
O Parque Nacional de Teide é um dos pontos de visita obrigatórios, senão o lugar mais identificativo de Tenerife. Certamente não quererá deixar de conhecer este impressionante parque declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 2007.
Além de paisagens de tirar o fôlego, riquíssimo em fauna e flora, este parque abriga ainda o pico mais alto de Espanha com 3.718 metros, o Teide, e terceiro vulcão mais alto do mundo. Numa curta viagem de teleférico estará quase no cume, a 3555 metros de altitude, e os mais aventureiros poderão subir até ao ponto mais alto a pé, onde o seu esforço será brindado com maravilhosas vistas sobre as várias ilhas Canárias. Para chegar a este ponto será necessária uma permissão, que terá de ser solicitada previamente. Para mais informações veja AQUI.
Caminhar é, sem dúvida uma das melhores formas de conhecer verdadeiramente a beleza desta ilha de origem vulcânica e o que não faltam são trilhos que o levarão por paisagens idílicas e de grande esplendor.
Veja na fotogaleria abaixo algumas das caminhadas mais bonitas que pode encontrar
Piscina natural todo o ano? Sim, é possível
A natureza vulcânica de Tenerife é responsável por uma das principais atrações turísticas, os 'charcos', piscinas naturais resultantes de exuberantes formações rochosas. Espalhados um pouco por toda a ilha, de diferentes tamanhos e, por isso, ideais para toda a família.
Alguns dos mais bonitos são o Charco del Viento, Charco de La Laja, o Charco Las Mujeres e o Charco de La Virgen, só para nomear alguns. Não fique só pela observação e mergulhe nestas piscinas de beleza incomparável, a temperatura não será um obstáculo, já que a temperatura é amena todo o ano.
Um dos pontos incontornáveis são as piscinas naturais de El Caletón, em Garachico, situado na zona norte da ilha. Este famoso charco formou-se pela lava resultante da erupção de 1706 que destruiu a região de Garachico em 1706, na altura o porto mais importante da ilha.
Hoje em dia é uma vila piscatória cheia de história e tradição que pode ser contemplada a partir do charco Caléton, de onde poderá desfrutar de vistas sobre a montanha e o castelo de San Miguel, datado do século XVI.
Ideal para os jovens aventureiros mais intrépidos
Também temos sugestões para aqueles que não dispensam um pouco de aventura durante uma viagem de férias. Com mais de 70 quilómetros de praias distintas e um clima ideal, esta ilha Canária permite praticar uma grande variedade de desportos aquáticos desde surf ao kitesurf, paddle-surf, canoagem e mergulho.
Seja qual for a época do ano que escolher para visitar Tenerife irá encontrar boas condições para a prática de desportos aquáticos. No inverno, a temperatura média é de 20º e as precipitações são muito escassas, condições perfeitas para a prática de desporto, ao mesmo tempo que descobre a beleza natural da ilha.
Tenerife é também o lugar ideal para um batismo de mergulho, podendo fazê-lo em qualquer altura do ano. Embora as condições possam variar, a temperatura da água situa-se entre os 19ºC e 26ºC. Trata-se de uma atividade muito praticada na ilha, contando com muitos centros de mergulho profissional na ilha.
Enriqueça a alma com cultura
Tenerife é uma ilha com ligações muito fortes à música, daí contar com um catálogo forte de festivais ecléticos. Do jazz (Canarias Jazz & Más Festival) à eletrónica (GreenWorld Festival), passando pelo folclore (Canarias Folk Fest), aqui o vosso lado sensorial ficará mais apurado.
Não deixe de visitar também Puerto de la Cruz, uma cidade turística que, entre muitos encantos, conta com quase vinte murais assinados por artistas reconhecidos internacionalmente. Na zona pesqueira da cidade, popularmente conhecido como La Ranilla, deparar-se-ão com grande parte destas obras de arte. Aproveitem, pois é uma das áreas mais animadas do município.
E então a comida?
Se estão a pensar que ainda não falamos em algo tão importante como a comida, não se preocupe, já lá vamos. Terra de gastronomia simples baseada nos produtos locais como vegetais, peixe fresco e frutas exóticas, onde os pratos estrela são as batatas enrugadas, mojo picón e a famosa banana.
Papas arrugadas com molho picón (batatas com pele cozidas com molho de misturas de pimentas e coentro), coelho com salmorejo, roupa velha (batatas, grão de bico, carne de vitela desfiada e especiarias), ensopado das Canárias (frango, milho, cenoura, feijão verde, legumes), estofado de cabra ou atum marinado são os pratos que têm de ser anotados numa lista e pedidos quando se sentarem à mesa de um restaurante em Tenerife. Ah, e não se esqueçam de pedir um barraquito, o café mais típico da ilha que é acompanhado por leite condensado, canela, leite, café, limão e licor.
Se são dos que gostam de apreciar comida local então têm de entrar num Guachinche, um estabelecimento típico de Tenerife, equivalente às tascas e tabernas portuguesas. Aqui encontrarão hospitalidade, informalidade e, acima de tudo, muita verdade na confecção das refeições.
Este tipo de estabelecimento foi evoluindo e atualmente oferecem uma variedade muito maior de pratos e bebidas, embora mantenham a essência do guachinche tradicional, oferecendo pratos típicos (e económicos) das Canárias, sempre acompanhados de um bom vinho local.
Mas nem só de simplicidade e tradições vive a gastronomia local. Sabia que na ilha estão espalhadas sete estrelas michelin. El Rincón de Juan Carlos e o M.B. (ambas com duas estrelas), além do San-Hô, Nub e Abama Kabuki (todas com uma) são os restaurantes que deve colocar no GPS para uma degustação premium dos sabores de Tenerife.
O conjunto de terra vulcânica e clima atlântico confere um sabor especial aos vinhos de Tenerife. Com cinco zonas vitivinícolas (Tacoronte-Acentejo, Ycoden-Daute-Isora, Valle de la Orotava, Valle de Güímar e Abona), Tenerife oferece uma qualidade única.
Sabia que já no século XVI, os vinhos de Tenerife conquistaram escritores, personalidades e reis de toda a Europa?
Comentários