San José del Guaviare faz parte de um dos destinos emergentes mais importantes da Colômbia, de acordo com dados da plataforma de reservas Booking.com.

A região de Guaviare é um lugar de imensa atração natural e San José del Guaviare tem uma oferta turística cheia de aventura e natureza, misturando florestas, pinturas rupestres, savanas e rios coloridos.

Este destino oferece vários encantos turísticos, acessíveis através de um veículo 4x4, e estas são algumas das atrações para visitar na região.

Caño Sabana

Localizado a apenas 8 km de San José del Guaviare, é mais do que a versão em miniatura do Caño Cristales. O Caño Sabana é um riacho que produz pequenas cascatas ao mesmo tempo que exibe vários tons avermelhados e esverdeados produzidos pela mesma planta aquática que cresce em Caño Cristales. Para chegar a Caño Sabana, cruza-se a chamada Rota Orión. Perto desta zona, há também uma bela piscina natural profunda, perfeita para se refrescar durante o passeio.

Puerta de Orión

É um dos monumentos naturais mais impressionantes e emblemáticos deste destino. Trata-se de uma formação rochosa com aproximadamente 15 metros de altura e cerca de 20 de largura, composta por cavidades. Fica a 9 km de San José del Guaviare, na estrada para Puerto Arturo, numa viagem que demora cerca de 20 minutos.

Os moradores dizem que no mês de dezembro, entre as sete e as nove da noite, é possível ver o "Cinturão de Órion" (três estrelas pertencentes à constelação com o mesmo nome), bem no meio do buraco localizado no topo do formação rochosa Atualmente, a Puerta de Orión também é conhecida por ser um epicentro de pesquisa para os amantes da astronomia.

Puerta de Orión
créditos: Booking.com

Cerro Azul

A 47 km da capital de Guaviare encontramos Cerro Azul ou Cerro Pinturas, sendo um dos lugares mais visitados por turistas que chegam a este destino. Composta por uma montanha impressionante que se destaca na selva, esta visita turística requer alcançar o topo da colina através de uma caminhada de nível médio de aproximadamente 40 minutos. No topo irá ser presenteado com uma série de pinturas rupestres que compõem murais impressionantes.

Este local é uma das oito zonas arqueológicas declaradas como área protegida pelo Ministério da Cultura da Colômbia. Especula-se que estas imagens tenham sido pintadas por povos indígenas que habitavam a Cordilheira La Lindosa (Guaviare) há 7.250 anos. Nos murais pode ver pinturas que representam rituais de caça e pesca, fauna, utensílios para cestaria e têxteis, entre outros.

cerro azul
créditos: Booking.com

Laguna Negra

O seu nome deve-se ao tom escuro das suas águas vistas de cima. Este lugar majestoso está localizado a 11 km de San José del Guaviare. A água é completamente cristalina, mas a cor preta que projeta deve-se ao facto de que no fundo existem folhas das florestas que a cercam, e isso produz um efeito de "espelho", que reflete o céu e a paisagem da selva. A lagoa tem uma área de 900.000 metros quadrados. Aqui podem ser praticadas atividades aquáticas, como caiaque e vela.

laguna negra
créditos: Booking.com

Túneis naturais

Localizado na estrada Nuevo Tolima, no quilómetro 11 de San José del Guaviare, é um dos lugares mais acolhedores deste destino. Os túneis naturais são compostos por afloramentos rochosos de formas extraordinárias, grutas naturais, labirintos, arte rupestre, flora e fauna exuberantes, sendo um local apropriado para fazer caminhadas e/ou espeleologia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.