Durante séculos, Saint-Denis destacou-se como um centro cultural e espiritual que andava de mãos dadas com a vida política do país. Quase todos os reis de entre os séculos X e XVIII foram sepultados na Abadia de Saint-Denis, o que faz dela uma necrópole real única em toda a Europa. 42 Reis, 32 rainhas, 63 príncipes e princesas, e 10 outras figuras históricas importantes repousam aqui, incluindo os malfadados reis Luís XVI e Maria Antonieta, decapitados durante a Revolução Francesa.
Este notável exemplo de arquitetura gótica ergue-se da tumba de Saint Denis, padroeiro da França, que foi decapitado em Paris, Montmartre, (que se traduz como o Monte do Mártir) sob o domínio romano no século III. A basílica é considerada o primeiro edifício verdadeiramente gótico, um dos primeiros a combinar elementos deste estilo de forma coerente. A fachada peculiar de uma só torre é o resultado de um relâmpago que levou à subsequente demolição da Torre Norte. Num dia ensolarado, faça um passeio pelo Parque Legião de Honra, adjacente à basílica. Esta imensa área verde é popular entre os moradores locais e visitantes como o lugar perfeito para desfrutar da natureza, fazer um piquenique rápido ou uma corrida matinal.
O Stade de France Football também se tornou uma parte importante da vida quotidiana de Saint-Denis. A inauguração do Stade de France, em 1998, para o Mundial da FIFA, trouxe grandes eventos desportivos e musicais a este subúrbio parisiense. Projetado por quatro arquitetos franceses, com capacidade para 80.000 lugares, é usado tanto pelas equipas nacionais de futebol quanto de rugby.
Se está de visita a Paris descarregue o guia da cidade em JiTT.travel e descubra todos os lugares que vale a pena visitar!
(Foto de capa: Vista del canal de Saint-Denis y edificios de la comuna |Claude Shoshany CC BY 2.5)
Comentários