A cerveja está presente um pouco por todo o mundo e faz parte do quotidiano de milhões de pessoas diariamente. É uma das bebidas mais antigas e mais populares do mundo. No entanto, os hábitos de consumo e o preço da bebida mudam de país para para país.

Para calcular os hábitos de consumo de cerveja em todo o mundo, a equipa da Expensivity.com consultou os dados da OMS para definir quais os países onde era consumida a maior quantidade de cerveja por habitante. Segundo o estudo, a República Checa é o país onde se bebe mais cerveja, com uma média de 468 cervejas por pessoa, num ano.

Quantidade de cerveja consumida por habitante

Assim como Espanha, que ocupa o segundo lugar, Praga é famosa pelas suas despedidas de solteiro, motivo que pode aumentar significativamente o consumo de cerveja. No extremo oposto, está o Haiti como país onde se bebe menos cerveja, com uma média de apenas 4 cervejas por habitante.

Com a variação dos preços da cerveja de região para região, o país onde mais se consome cerveja não é, necessariamente, o país onde mais dinheiro se gasta com a bebida. Segundo os dados do estudo, os alemães são os habitantes que mais investem em cerveja, sendo que, em média, cada pessoa gasta $1907,18 (cerca de 1580 euros) por ano na bebida.

Dinheiro gasto em cerveja por habitante

Embora existam 15 países com cerveja mais cara do que a Alemanha, cada alemão consome em média 411 garrafas anualmente, então pagam mais no total. O Haiti, mais uma vez, surge no extremo oposto, com cada habitante a gastar em média menos de 10 euros anuais em cerveja.

A Expensivity.com elaborou também uma pesquisa abrangente para revelar os preços médios da cerveja - em supermercados, bares de hotel - em todo o mundo e concluiu que país com a cerveja mais cara é o Catar.

Preço médio de 33cl de cerveja

O país de maioria muçulmana introduziu um imposto de 100% sobre as importações de álcool antes do Mundial de Clubes de 2022, e os visitantes precisam de uma autorização especial para beber álcool. A China também tem valores altos, sendo que uma cerveja num hotel custa cerca de 11 euros, um preço destinado aos visitantes, por oposição ao valor de supermercado, onde uma cerveja custa 1,5 euros. O mesmo acontece com Portugal, cujo valor médio apresentado é de 4 euros, uma vez que o preço médio da cerveja num bar de hotel é de cerca de 7 euros, muito superior ao preço de supermercado que ronda valores próximos a 1 euro.

A cerveja é mais barata na África do Sul, onde a cultura de compra a granel tende a manter os preços baixos.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.