A capital do estado de Pernambuco, no nordeste brasileiro, oferece diversos pontos turísticos, sendo uma boa opção para quem gosta de centros urbanos, com a opção de praia. A cidade vizinha Olinda tem um centro histórico que é um dos mais famosos do país, com igrejas que são autênticas atrações. E estes são apenas alguns dos muitos bons motivos para visitar Recife com a TAP

Capela Dourada

Considerada uma das igrejas mais bonitas de Recife, esta capela da Ordem Franciscana simboliza a riqueza do período colonial no Brasil. Localizada dentro do complexo do Convento e Igreja de Santo António, foi erguida entre os séculos XVII e XVIII. Não é por acaso que se chama Capela Dourada, já que por dentro está repleta de pormenores em ouro. O trabalho esculpido à mão é outro dos detalhes que tornam esta capela tão impressionante.

Capela Dourada
créditos: matt dowdeswell/CC BY-SA 2.0

Instituto Ricardo Brennand

Se gosta de arte, arquitetura e objetos antigos, então não deixe de visitar este instituto. Inaugurado em 2002, este espaço cultural abriga um importante acervo artístico e histórico da coleção particular do industrial pernambucano Ricardo Coimbra de Almeida Brennand. Até os miúdos vão gostar! O instituto também impressiona pela sua localização: ocupa uma área de 77.603 m² cercada por uma reserva de mata atlântica preservada. Além de uma galeria para exposições temporárias, o complexo também tem o Museu Castelo São João (museu de armas brancas), Pinacoteca, Biblioteca, Auditório e os Jardins das Esculturas.

Praça do Marco Zero

Outra da paragens obrigatórias é o Marco Zero (na foto deste artigo), na Praça Rio Branco, no coração do Recife Antigo. É conhecido como o local de fundação da cidade do Recife e também como ponto inicial de contagem das distâncias calculadas a partir da cidade. No centro da praça está a Rosa do Ventos, criada por um artista local. 

Ao lado da Praça fica o Centro de Artesanato de Pernambuco, onde encontra peças de 700 artesãos de todo o Estado.

Torre Malakoff

É um dos pontos turísticos mais famosos do Recife, localizada no Recife Antigo, e foi construída entre 1853 e 1855, durante a guerra da Crimeia. Construída no século XIX, foi um observatório de astronomia. Atualmente é um espaço cultural, com destaque para a música e fotografia e oferece vistas panorâmicas sobre a cidade através do seu observatório.

torre malakoff recife
créditos: Ricardo André Frantz /CC BY-SA 3.0

Mosteiro de São Bento

Localizado no centro histórico de Olinda, este mosteiro é de visita obrigatória. Construído a partir de 1586, o Mosteiro de São Bento é a segunda instalação beneditina em terras brasileiras. Foi destruído pelos holandeses, reconstruído a partir de 1654 e concluído em 1759, recebendo o estilo Barroco.

Dica: Se visitar o mosteiro a um domingo de manhã pode ouvir o canto gregoriano.

Embaixada dos Bonecos Gigantes

Na Embaixada dos Bonecos Gigantes pode apreciar os famosos bonecos que desfilaram nesse ano no Carnaval nas cidades de Recife e Olinda. Por isso, mesmo que não tenha estado em Recife na altura do Carnaval, esta é uma oportunidade para ver os famosos Gigantes. Os bonecos representam várias personalidades internacionais e figuras brasileiras que se destacaram ao longo do ano.

embaixada dos bonecos gigantes
créditos: Alberto Alegiri - Flickr/CC BY 2.0

Elevador Panorâmico do Alto da Sé

Hoje em dia não há cidade que não tenha um edifício para ver as vistas panorâmicas, algo que os turistas gostam sempre. De entrada gratuita, o elevador encontra-se em Olinda e o acesso ao topo pode ser feito de elevador ou pelas escadas. 

Praias

A Boa viagem e Praia do Pina são duas das praias mais conhecidas do Recife. A primeira, com cerca de 7 quilómetros de extensão, é a mais famosa e popular entre os turistas. A maior parte da praia de Boa Viagem é protegida por uma barreira de recifes naturais, os quais deram nome à cidade. Quando a maré está baixa, formam-se várias piscinas naturais.

A Praia do Pina é mais frequentada por moradores e um bom local para a prática de desportos aquáticos, como kitesurf.

Praia Boa Viagem
Praia Boa Viagem créditos: Raul Silva/CC BY-SA 3.0

Festa da Pitomba

Realizada há mais de 360 anos, a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres é considerada uma das mais tradicionais manifestações culturais de Pernambuco. O evento religioso acontece sempre nos primeiros dez dias da Semana Santa, no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, património histórico brasileiro. Conhecida a nível nacional, a comemoração católica passou a ser popularmente chamada de Festa da Pitomba por acontecer na época de colheita da fruta tropical, largamente consumida no nordeste brasileiro.

Recife desde 292€