1. Áustria

A bonita cidade alpina medieval de Salzburgo é particularmente encantadora no outono. As suas colinas cobrem-se de tons vermelhos e dourados e o frio faz os tradicionais doces austríacos, como o strudel de maçã, saberem ainda melhor.

É também o tempo das colheitas e por um breve período, geralmente a partir do final de setembro até meados de outubro, é a época do "sturmzeit", ou do sturm (vinho jovem). Esta é a única altura do ano em que esta bebida está disponível. Por causa da fermentação rápida, o sturm não pode ser armazenado e deve ser consumido em poucos dias. É uma experiência única de outono.

Áustria

2. Estados Unidos da América

O outono na América é uma verdadeira visão. Cidades icónicas como Nova Iorque, São Francisco, Boston e Chicago vestem-se com os tons mais surpreendentes de vermelho, amarelo e âmbar. Isto para não falar dos vários Parques Nacionais e Estaduais do país!

Nova Iorque é uma cidade para todas as estações. Mas se planear uma viagem para o outono terá oportunidade de ver o Central Park em toda a sua beleza e esplendor. Nesta época do ano o parque transforma-se num autêntico quadro vivo onde prevalece uma paleta de cores vibrante que adorna pontes, lagos e rochas.

Estados Unidos

E depois nenhum outro lugar do mundo o Halloween é como nos Estados Unidos. As pessoas fantasiam-se e andam pelas ruas, as casas são decoradas com abóboras esculpidas e há festas e bailes por todo o país. De entre os eventos mais importantes estão a festa de Halloween de Sleepy Hollow, em Westchester, no estado de Nova Iorque e o Haunted Happenings Festival, em Salem.

3. Alemanha

Se a nostalgia do outono não combina consigo, então a Alemanha e mais propriamente Munique com a sua Oktoberfest pode ser aquilo que procura - cerveja e animação com certeza não vão faltar!

Além de comer, dançar e beber cerveja, os foliões podem também assistir a desfiles coloridos, vestir-se com o tradicional lederhosen e andar na roda gigante ou noutra das atrações disponíveis.

A capital da Baviera tem uma abundância de monumentos históricos que vale a pena visitar por isso sinta-se real no Palácio Nymphenburg , aproveite as vibrações da Marienplatz e volte para a cerveja no Hofbräuhaus am Platzl - o lendário salão de cervejas.

Alemanha

O Oktoberfest foi criado em 1811 em Munique e dura entre 16 a 18 dias. Atualmente existem eventos semelhantes por toda a Alemanha e um dos mais famosos acontece em Berlim. Aproveite a festa, mas não perca a cultura e a história da capital alemã. Visite o Portão de Brandenburgo, o Reichstag, Alexanderplatz e, claro, o que resta do Muro de Berlim.

4. Grécia

Ainda não está preparado para se despedir do verão? Não procure mais, a Grécia e as suas ilhas idílicas são a resposta. As multidões de turistas diminuíram, o sol ainda é presença assídua e há poucas chances de chuva. O Mar Egeu também não costuma dececionar, mantendo uns agradáveis 23°C.

Grécia

Visite Santorini para apreciar um inesquecível pôr do sol e vistas impressionantes da caldeira e para conhecer o local histórico de Akrotiri. Voe até Mykonos para experimentar a sua vibrante vida noturna e belas praias. Passeie por Sifnos e veja as oficinas de cerâmica locais, a vila medieval de Kastro e o impressionante Mosteiro Chrysopigi branco. Descubra Amorgos, uma das ilhas gregas menos conhecidas, e visite o mosteiro Hozoviotissa. Conheça Atenas e deixe-se deslumbrar pelo Partenon, pela Acrópole e por todos os outros símbolos da Grécia antiga.

5. Portugal

Não é preciso sair de Portugal para ficar deslumbrado com as cores do outono. O Douro consegue ser ainda mais maravilhoso durante esta estação. As vinhas adquirem lindos tons de vermelho, castanho e dourado. É o tempo da vindima, um acontecimento que deveria ser testemunhado por todos pelo menos uma vez na vida.

Douro

Os dias de outono adicionam também ainda mais magia à Vila de Sintra e aos seus palácios de contos de fadas. Um passeio a pé pelos jardins ou de charrete pela vila seguido de uma paragem para comer um travesseiro quentinho, acabado de sair do forno, é o programa perfeito de outono.

Manteigas é outro destino imperdível. A Rota das Faias é uma experiência visual e sensitiva onde os odores a rosmaninho, hortelã-brava, alfazema e tomilho se fundem com os amarelos e castanhos da estação para criar um ambiente de sonho no Bosque das Faias.

O Festival de Outono, que decorre de 08 a 10 de Novembro, nesta cidade portuguesa, é outra atração importante que promove a divulgação e exposição de saberes e sabores da região e apresenta um programa de animação que inclui, entre outras coisas, concertos, mostra de artesanato, showcooking e caminhadas.

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook 

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.