Capital do estado do Rio Grande do Sul, a cidade de Porto Alegre foi fundada com a chegada dos portugueses em 1742. É também a maior cidade do sul do Brasil. Se está a pensar numas férias diferentes, confira os voos para Porto Alegre no site da TAP.

Vamos então conhecer o que esta cidade brasileira tem para oferecer.

Cultura e passeios

Classificado como património cultural da cidade e situado ao lado da Estação Mercado, no Mercado Público encontra uma variedade de lojas, desde gastronómicas às que vendem artigos diversos. Inaugurado em 1869, também tem restaurantes no seu interior. Fora do Mercado, na Praça XV de Novembro, encontra várias outras opções gastronómicas populares.

Se quer ver uma exposição, dirija-se ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, onde encontra obras de artistas locais, nacionais e internacionais. 

Museu de Arte do Rio Grande do Sul
créditos: Tetraktys/CC BY-SA 3.0

Para um passeio no meio da natureza, visite o Parque Estadual do Delta do Jacuí, situado na zona metropolitana de Porto Alegre. O parque é formado por 30 ilhas que preservam várias espécies de aves como lontras, jacarés-de-papo-amarelo, capivaras, entte outras.

Se pretende ver o melhor da cidade num dia, faça uma City Tour Linha Turismo que lhe permite visitar as atrações históricas, arquitetónicas e culturais da região mais central, onde a cidade nasceu. Entre os destaques estão a Praça da Matriz, a Usina do Gasômetro, às margens do lago Guaíba, e o Parque da Redenção. Este roteiro possui o funcionamento hop On – hop Off, que permite aos passageiros com o mesmo bilhete fazer o embarque e o desembarque em cerca de seis pontos ao longo do percurso, e conhecer assim com mais pormenor os lugares e serviços dos bairros percorridos.

O tour funciona de hora a hora, entre as 09h00 e as 16h00, com a duração aproximada de 1h40.

Usina do Gasômetro
Usina do Gasômetro créditos: Tetraktys Ricardo André FrantzCC BY-SA 3.0

Lago Guaíba

O lago situa-se perto da maior parte das atrações turísticas de Porto Alegre e tem 72 quilómetros de margem. Aqui pode fazer passeios de barco e assistir ao famoso pôr do sol, um momento único nas suas margens. Há também praias de água doce, para refrescar ou relaxar entre um passeio pela cidade, áreas verdes e um dos marcos aquitetónicos locais, a Usina do Gasômetro, um dos centros culturais mais conhecidos de Porto Alegre. A partir do seu terraço obtém vistas incríveis.

Lago Guaíba
créditos: Tetraktys Ricardo André Frantz/CC BY-SA 3.0

O Morro de Santa Teresa, com 148 metros de altura, é um dos locais a visitar para ter vistas panorâmicas sobre a cidade.

Parque da Redenção

Um ótimo lugar para dar longos passeios a pé e aproveitar o sol. O parque, mesmo no coração de Porto Alegre, também oferece um mini zoo, parque infantil, ciclovia, pista de atletismo e um auditório.

Brique da Redenção

Se gosta de antiguidades, este é o mercado perfeito para encontrar uma peça para levar para casa. Entre as antiguidades encontram-se joias, livros, móveis, artigos de colecionador, entre outros. Decorre todos os domingos, entre as 09h00 e as 18h00, na Avenida José Bonifácio.

Praia de Ipanema

O bairro de Ipanema, na zona sul da cidade, conta com uma praia de água doce onde pode praticar desportos aquáticos. Na zona também há uma grande oferta de bares e restaurantes, e street food.

Casablanca desde 107€