1. Salinas de Pedra Lume

A povoação de Pedra Lume alberga as mais belas salinas de Cabo Verde. A acumulação de níveis de sal no solo e na água, resultam de uma antiga cratera vulcânica que foi inundada pela água do mar criando uma lagoa. Parar na povoação de Pedra Lume também pode ser uma boa opção. Há várias casas coloridas tradicionais e uma igreja encantadora.

2. Buracona

A Bucarona é uma piscina natural de lava, onde a água do mar entra e cria lugares encantadores. Nas proximidades há algumas grutas, uma delas chamada “O olho”, onde se pode observar o efeito da refracção/reflexão da luz na água. Este fenómeno só é observável entre as 10h30 e as 12h, pelo que nessa altura do dia há dezenas de turistas no local.

Salinas de Pedra Lume
Salinas de Pedra Lume créditos: Viajar entre Viagens

3. Praia de Santa Maria

Apesar das praias da Boa Vista serem mais extensas, com um areal mais convidativo, o mar do Sal é absolutamente cristalino, superando o mar da Boa Vista. No Sal, especialmente na praia de Santa Maria, o mar é mais tranquilo e convida a um mergulho.

4. Povoação e molhe de Santa Maria

O molhe de Santa Maria é o local ideal para contemplar a praia homónima. Mas vir aqui é muito mais do que vir ver o mar. Este é o local onde ao início e final do dia os pescadores se juntam para arranjar e remendar as redes, onde o jovens saltam para o mar, fazendo as delícias dos turistas, e deixando-nos com uma vontade enorme de os imitar.

Este artigo foi escrito durante uma viagem pelo arquipélago de Cabo Verde, em que exploramos seis das suas ilhas. A ilha do Sal encantou-nos particularmente pela beleza das suas praias, ao ponto de considerarmos que a praia de Santa Maria é a praia mais bonita de todo o arquipélago.

Se vai viajar para Cabo Verde estes são os nossos artigos que lhe podem interessar

  • CABO VERDE - Como ir para Cabo Verde? Preciso de visto? Como me desloco entre as ilhas? Onde ficar alojado? O que ver ou fazer em cada ilha? Está tudo aqui.
  • ILHA DA BOA VISTA - Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha da Boa Vista, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praia.
  • ILHA DA BRAVA - Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha da Brava, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de cultura, tranquilidade e modo de vida tradicional em Cabo Verde.
  • ILHA DO FOGO - Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do Pico, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, trilhos, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de trilhos, natureza e aventura. Também tem praias de areia negra.
  • ILHA DO SAL - Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do Sal, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praia.
  • ILHA DE SANTO ANTÃO - Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha de Santo Antão, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de trilhos, natureza, cultura e muita ruralidade no modo de vida.
  • ILHA DO MAIO - Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do Maio, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praias tranquilas e pouca gente. Tem um ambiente muito local.
  • ILHA DE SÃO VICENTE - Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do São Vicente, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praias tranquilas, cultura, música e vida urbana. Tem um ambiente muito cultural.
  • ILHA DE SANTIAGO - Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do Santiago, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praias (no Tarrafal), cultura, música e vida urbana.


Para saber mais sobre as nossas viagens espreite o nosso blogue. Se gosta dos nossos artigos siga-nos no FacebookYoutube ou no Instagram. Gostávamos de ter a sua companhia.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.