O novo relatório do The World Hapiness, divulgado na segunda-feira, demonstra que os portugueses estão mais infelizes neste arranque de 2023.

Os portugueses desceram 22 lugares face ao estudo de 2019, ocupando agora o 56.º lugar em 137 países analisados para medir a felicidade no mundo. Foi feita uma média dos últimos três anos, período em que o mundo atravessou uma crise sanitária (covil-19), uma invasão militar na Europa (Rússia-Ucrânia) e ainda se debate com uma inflação nos preços e juros nos créditos habitação.

De acordo com o documento, e citado pelo jornal Público, Portugal ocupa o meio da tabela devido à fraca generosidade e pela crescente percepção de corrupção.

Os países nórdicos continuam a dominar o topo da lista, que pode ver na galeria abaixo, sendo que o líder é o mesmo por seis anos consecutivos.

O estudo mede a felicidade com critérios como salários, apoios sociais, saúde e bem-estar, liberdade de expressão, generosidade e combate à corrupção.

Os últimos três lugares da tabela são ocupados pelos países Serra Leoa, Líbano e Afeganistão, considerados os menos felizes.