Whitby, o vilarejo de Drácula

Drácula é indissociável da Transilvânia e do Castelo de Bran, na Roménia, mas há outros recantos da Europa igualmente envoltos em mistério. Dublin, cidade natal de Bram Stoker, e Whitby, uma pequena vila piscatória em Yorkshire, Inglaterra, são locais onde o fascínio pelo vampiro mais famoso do mundo ainda vive. Mas o que torna Whitby tão especial? Comece por ver algumas das melhores fotografias do local  na galeria abaixo.

A ligação entre Bram Stoker e Whitby

Abraham Stoker, mais conhecido como Bram Stoker, foi rodeado desde jovem por histórias sombrias. Cresceu na Irlanda e, durante anos, trabalhou no castelo de Dublin e frequentou a biblioteca de Marsh, a mais antiga do país. Foi ali que encontrou inspirações para a sua obra. Fascinado por locais exóticos, Stoker estudou mapas da Transilvânia sem nunca a ter visitado, facto que lhe permitiu retratá-la de forma misteriosa e envolvente no seu romance.

Em julho de 1890, após uma intensa digressão teatral na Escócia com o famoso ator Henry Irving, Stoker instalou-se em Whitby por recomendação do próprio Irving. Durante os poucos dias que lá passou, encontrou o cenário perfeito para Drácula: as ruínas da Abadia no topo da vila, o cemitério envolto em névoa e o ambiente sombrio da costa. Esta experiência levaria Whitby a tornar-se num local central na história.

A Abadia de Whitby e outros pontos sombrios

No ponto mais alto da vila, as ruínas da Abadia de Whitby, fundada no século XI, dominam a paisagem. A Abadia é acessível por uma longa escadaria de 199 degraus, que Bram Stoker menciona no seu livro. A sua imponência e as tumbas antigas da igreja de St. Mary, rodeadas por um penhasco erodido, reforçam a atmosfera gótica. Stoker inspirou-se neste cenário para alguns detalhes e até retirou nomes reais das lápides para personagens do romance.

Whitby, o vilarejo de Drácula
Whitby, o vilarejo de Drácula Imagem: Lison Zhao | Unsplash

A história do naufrágio de Whitby

Outro elemento de Whitby que inspirou o autor foi o naufrágio do navio russo Dmitry, cinco anos antes de sua visita. No livro, Stoker usou esse episódio como inspiração para o Demeter, o navio que leva Drácula a Whitby, numa entrada dramática que dá início a uma série de desgraças.

Explorar Whitby hoje

De acordo com a Condé Nast Traveler, Whitby é um ponto imperdível em Yorkshire: das lojas vitorianas que vendem joias em azabache, pedra preciosa famosa no século XIX, aos passeios na costa, passando pelo Museu de Whitby, que guarda fósseis e objetos históricos. Robin Hood's Bay, uma vila costeira nas proximidades, e a histórica cidade de York, são outros pontos de interesse. A gastronomia de Whitby é outro atrativo, com o restaurante Trenchers a servir um dos melhores fish & chips do Reino Unido.