Com aproximadamente um milhão e meio de habitantes, Munique é a terceira maior cidade da Alemanha e a décima segunda maior da União Europeia.

Devido à sua proximidade com os Alpes, costuma ter mais neve no inverno do que outras cidades no país. Mas no verão, a temperatura média aumenta para uns agradáveis 23 graus, podendo, no entanto, atingir 30 graus durante o dia.

Faça uma viagem para Munique com a TAP e explore tudo o que esta cidade tem para lhe oferecer.

Os bairros que deve conhecer

O Altstadt (Centro Histórico) é o coração de Munique, e inclui a Marienplatz, a Frauenkirche e a área de pedestres. Na vizinha Lehel encontra outros pontos turísticos como o Haus der Kunst ou o Museu Nacional da Baviera.

No bairro de Maxvorstadt tudo gira em torno da educação e da arte. Numerosos museus, como o Alte Pinakothek, o Neue Pinakothek, o Glyptothek (galeria de esculturas) e a universidade LMU de Munique, tornam este bairro atraente para os jovens. Existem também inúmeros cafés, bares e restaurantes.

Isarvorstadt, um dos bairros mais populares de Munique, tem belos edifícios antigos, muitos cafés, bares e restaurantes e lojas da moda em toda a Gärtnerplatz, que atraem jovens famílias. O bairro também faz fronteira direta com o rio Isar.

Schwabing, o quarteirão dos artistas lendários a norte do centro da cidade de Munique, é especialmente popular entre os estudantes e jovens graças a inúmeros bares e uma variedade de opções de vida noturna. O parque Englischer Garten também é fácil de alcançar a partir daqui.

Marienplatz
Marienplatz créditos: Pixabay

As lojas

O maior paraíso de compras de Munique é a área de pedestres entre Marienplatz e Stachus, com lojas tradicionais e internacionais. Se prefere as grandes superfícies fechadas, o Fünf Höfe (considerado o centro comercial mais elegante da cidade), o shopping center Olympia (o maior da Bavária), as galerias Riem (com 128 lojas distribuídas por 3 andares) são alguns dos centros comerciais mais famosos de Munique.

As atividades mais populares

Explore a cidade de bicicleta. Encontra uma larga rede de ciclovias, que podem ser convenientemente usadas para alcançar muitos dos pontos turísticos mais importantes. Também há vários passeios organizados que pode aproveitar para ver a cidade, e inclusive os Alpes.

Munique também ganhou reputação como cidade da arte. Até hoje, edifícios como os museus Pinakothek, o Lenbachhaus, o museu Villa Stuck ou o Haus der Kunst (Casa da Arte) mantêm esta reputação. Os fãs de tecnologia vão encontrar tudo o que desejam no Deutsches Museum. A arte de rua pode ser vista no MUCA (Museu de Arte Urbana e Contemporânea).

Explore a natureza. As margens do Isar são acessíveis a partir de praticamente qualquer lugar da cidade e dão-lhe a oportunidade de fazer uma fantástica pausa ao ar livre. Parques como o conhecido Englischer Garten ou Olympiapark também proporcionam muitas oportunidades de experimentar a natureza. E no Zoológico de Hellabrunn, que tem numerosos afluentes do rio Isar, pode aproximar-se da flora e da fauna ao mesmo tempo.

Para vistas panorâmicas, suba até ao topo do Olympiaturm e verá Munique como se fosse um grande tapete aos seus pés. A partir da plataforma de observação, a uma altura de quase 190 metros, até pode ver os Alpes se estiver um dia claro. No centro da cidade, há as torres da Igreja de São Pedro e Neues Rathaus, que oferecem a melhor vista da cidade e da sua história arquitetónica.

Torre Olympia
Vista a partir da Torre Olympia créditos: Pixabay

Não há nenhum outro lugar onde possa sentir o convívio de Munique tão fortemente como num dos seus muitos jardins da cerveja. Assim que os primeiros raios de sol começam a aparecer na primavera, os habitantes correm para estes jardins, não só para beber uma cerveja gelada, mas também para fazerem piqueniques, trazendo a sua própria comida.

E, por falar em cerveja, não perca a oportunidade de participar no festival Starkbierfest, de 15 de março a 6 de abril. Com uma tradição que remonta ao século XVII, quando os monges Paulaner começaram a fabricar uma cerveja especial para se sustentarem durante a Quaresma, este festival atrai cada vez mais fãs da bebida.

Nos arredores da cidade

Apenas a poucos passos de Munique, os lagos Starnberger See, Ammersee e Tegernsee oferecem atividades recreativas quase ilimitadas. O Kloster Andechs, um mosteiro na Heiliger Berg ("montanha sagrada"), também pode ser facilmente alcançado.

O mundialmente famoso Castelo de Neuschwanstein, em Hohenschwangau, que serviu de inspiração ao castelo da Cinderela, está acessível de carro a partir de Munique (cerca de duas horas). Também pode ir de comboio até Füssen e depois apanhar um autocarro até às bilheteiras do castelo.

Pode ainda viajar para Chiemsee, a 110 quilómetros de Munique, de comboio ou carro (cerca de uma hora de caminho nas duas opções) e visitar duas das suas ilhas mais famosas, Herreninsel (Ilha dos Homens) e Fraueninsel (Ilha das Mulheres). Para visitar as ilhas terá de apanhar um barco. Aproveite para apreciar as paisagens incríveis e no verão há atividades para os visitantes.

Castelo de Neuschwanstein
Castelo de Neuschwanstein créditos: Pixabay
Munique desde 44€