Halle (Saale) está a cerca de 150 quilómetros de Berlim e conta com um forte património artístico e musical, sendo a cidade berço do compositor Georg Friedrich Händel. O Mercado de Natal de Halle é uma das principais atrações da cidade durante o advento. Embora não sendo um dos mercados mais populares do país, o Mercado de Natal de Halle é um bom exemplo da forma como a Alemanha celebra esta época do ano. Há uma magia única no ar e tudo parece encantador.
Não há como não ser seduzido pelo aroma das iguarias festivas, a música natalícia e as peças de artesanato que enchem as barraquinhas com mil cores. Existem todos os tipos de delícias festivas, como waffles com marshmallows, maçãs caramelizadas e Lebkuchen (as bolachas em forma de coração com diferentes mensagens). Claro, também não falta o tradicional Glögg (vinho quente).
As barraquinhas decoradas, as luzes e as tradicionais pirâmides do Natal criam um encanto único, transformando a cidade num verdadeiro conto de fadas. O Mercado de Natal de Halle conta também uma roda gigante que é uma excelente forma de conseguir apreciar a cidade. Tem também uma pista de gelo e uma espécie de casa dos desafios onde miúdos e graúdos podem passar um bom bocado.
Este ano, o mercado de natal teve início no dia 22 de novembro e deverá prolongar-se até dia 8 de janeiro.
Como chegar a Halle
Como não existem voos diretos de Portugal para o Aeroporto de Leipzig/Halle, talvez a forma mais simples de chegar a Halle seja apanhar o ICE - comboio de alta velocidade - a partir de Berlim. A viagem dura cerca de 1h30 e a estação de comboios fica a cerca de um quilómetro do centro de Halle, onde acontece o mercado de Natal. Também é possível apanhar um elétrico até ao centro da cidade. A rede de transportes é boa, apesar dos atrasos não serem uma raridade.
Artigo originalmente publicado no blog A Cachopa.
Comentários