
Ruas estreitas, belas praças e impressionantes monumentos fazem desta charmosa cidade francesa o destino certo para visitantes de todas as idades, em família ou a dois.
Sendo um ativo centro económico, concentra na sua região importantes indústrias farmacêuticas e de biotecnologia e é ainda a terceira maior cidade de França.
Consulte os voos para Lyon da TAP e comece já a planear a sua viagem com as nossas sugestões imperdíveis.
Basílica de Fourviere
O vasto número de igrejas em Lyon permite pensar num roteiro apenas dirigido a este segmento. Mas se apenas tiver tempo para visitar uma, a Basílica de Fourviere, inaugurada em 1896, é ponto de paragem obrigatório. Com uma esplendorosa vista panorâmica sobre a cidade, a riqueza dos detalhes interiores com mosaicos, vitrais e mármore, não desilude.

Museu de Belas Artes
Acolhe uma das maiores coleções de obras de arte europeias, com um catálogo que inclui Véronèse, Rubens, Rembrandt, Poussin, Géricault, Delacroix, Gauguin, tornando-se no maior museu de arte francês, depois do Louvre. Situado num antigo convento beneditino do século XII, foi inaugurado em 1998 e deslumbra ainda pelos jardins interiores.

Teatro romano
Construído por Augusto em 15 aC, o mais antigo teatro de França era dividido pela cavea, o balteus e o poço semicircular. Os magníficos vestígios romanos transportam-no numa viagem histórica até às sumptuosas exibições de outra época. Atualmente, acolhe durante o verão o Fourviere Nights Festival.

Musée des Confluences
Futurista será a primeira palavra com a qual poderemos descrever a estrutura de vidro e aço que acolhe este museu. Situado na confluência dos rios Rhône e Saône, antecipa aos visitantes logo no início da jornada, o destino final: contribuir para o conhecimento humano. Dispõe de mais de duas mil peças referentes ao período entre o século XVI e os dias atuais, entre os quais esqueletos de dinossauros ou objetos históricos de etnografia e mineralogia.

Antigo distrito de Lyon
Coloque calçado confortável e palmilhe as ruas daquela que é, desde 1964, a primeira área de conservação em França. Fruto da época renascentista, foi organizado em torno de três áreas: São Jorge, com os artesãos; São João, destinada à alta burguesia e aristocracia francesa; e o São Paulo, centro de negócios da burguesia. A intervenção do Estado e da associação "Renaissance Vieux Lyon" devolveu-lhe uma nova vida nos anos 60.

Lago Annecy
Situado a cerca de 150 km de Lyon, conduza pela A43 e A41 e maravilhe-se com um cenário inigualável. Avaliado como o lago mais limpo e puro da Europa, é a opção ideal para os amantes de desporto ao ar livre. Situado a 447 m acima do nível do mar, conquista pela água transparente e montanhas, onde os trilhos convivem com reservas naturais. Atravessado por canais, é uma espécie de “Veneza dos Alpes”, na qual, contudo, a palavra de ordem é aventura. Esqui aquático, parapente, canoagem, vela, kitesurf, snowshoeing, entre outros - a panóplia de atividades é vasta.

Tignes
É no inverno que Tignes atrai mais visitantes que buscam na sua estância, a cerca de três horas e meia de Lyon, as emoções do esqui a quase dois mil metros de altitude.
Mas nem só de neve vive esta região. Durante os meses mais quentes, o lago natural formado pelo glaciar torna-se no cenário perfeito para desportos aquáticos como o paddle, a canoagem ou a pesca.
Outra das atrações é a barragem hidroelétrica, a maior de França, com 180 metros de altura e 300 de extensão. Vale a pena fazer aqui uma paragem, sobretudo para apreciar o lago artificial.
Comentários