Hoje, Portugal tem os olhos postos em Frankfurt pois é nesta cidade que a seleção de futebol joga com a Eslovénia, nos oitavos de final do Euro 2024.

Frankfurt, terra natal de Goethe, foi uma das cidades mais destruídas durante a II Guerra Mundial, sofrendo enormes mudanças no seu edificado e apresentando hoje uma mistura de edifícios antigos restaurados e imponentes arranha-céus. Devido a estes edifícios ganhou o apelito de "Mainhattan", uma mistura entre a nova-iorquina Manhattan e o rio Main, que passa pela cidade.

Frankfurt
O skyline de Frankfurt créditos: Pixabay

Se descobrir o comércio local é algo importante para incluir no roteiro, então Frankfurt não vai desiludir, muito pelo contrário. E a culpa é da Zeil, a principal artéria da cidade e uma das ruas de comércio mais famosas da Alemanha. Com cerca de um quilómetro de extensão, tem de tudo para todos, incluindo lojas de marcas internacionais, alemãs e um centro comercial. Mesmo que não queira fazer compras, vale a pena o passeio e a paragem nas duas grandes praças: a Hauptwache a oeste e a Konstablerwache a leste.

Ponto central da cidade, a Keil fica a mais ou menos cinco minutos a pé do centro histórico, o Altstadt, cujo coração é Römerberg. Esta pitoresca praça é também a maior área pedonal da cidade e assumiu grande importância logo na Idade Média. Encontra aqui a Fonte da Justiça, bem no centro da praça, e diversos edifícios históricos reconstruídos ao detalhe depois da Segunda Guerra Mundial. O mais relevante será o Römer, que alberga a câmara municipal desde o início do século XV, mesmo em frente à Igreja de São Nicolau, templo edificado no século XIII. Palco de diversos eventos, Römerberg ganha ainda mais encanto quando recebe o muito afamado mercado de Natal.

Frankfurt: a cidade de Goethe e dos arranha-céus
Römerberg créditos: Unsplash

A 28 de agosto de 1749 nascia em Frankfurt o famoso escritor Johann Wolfgang von Goethe. Visitar a cidade é, pois, celebrar, a sua genialidade, passando pela Casa-Museu que se encontra onde o autor nasceu e passou a sua infância. Danificado durante a Segunda Guerra Mundial, o edifício foi recuperado e tem os seus quatro pisos abertos ao público. Entre as várias divisões, destacam-se a biblioteca com mais de dois mil volumes dedicados a todas as áreas do conhecimento e um centro de documentação alusivo à vida e obra do escritor.

Um dos monumentos mais emblemáticos do centro histórico é a Kaiserdorm Sankt Bartholomäus, em português Catedral Imperial de São Bartolomeu. A Catedral de Frankfurt é um templo gótico que remonta ao século XVII, mas que viu a sua construção terminada apenas no final do século XIX. Igualmente solene é a Alte Oper, ou seja, a Ópera de Frankfurt.

Encerre o roteiro com a melhor panorâmica de Frankfurt. O destino: a Main Tower, um dos maiores arranha-céus de toda a Alemanha. Batizado com o nome do rio que banha a cidade, o edifício convida a subir 56 andares e desfrutar de uma vista de 360 graus desde uma plataforma a 200 metros de altitude.

Frankfurt é uma cidade fácil de percorrer a pé ou de bicicleta. Avião e comboio são os melhores meios para chegar a esta metrópole alemã.