Formada por colunas geométricas hexagonais de basalto, moldadas em pilares de seis lados que não parecem obra do acaso, elas não são, como se poderia pensar, um feito humano, mas um precioso presente da mãe natureza.

COMO SE FORMOU?

A Caverna de Fingal foi criada há cerca de 60 milhões de anos pelo mesmo antigo fluxo de lava que criou a Calçada dos Gigantes na Irlanda — que fica exatamente do outro lado do mar.

Como os dois locais apresentam as mesmas colunas de basalto, a lenda diz que eram as peças finais de uma enorme estrada construída pelo gigante irlandês Fionn MacCumhaill, para chegar à Escócia, onde tinha um duelo marcado com Fingal, o seu gigantesco rival. Se assim é não sabemos, mas o que torna a Gruta de Fingal realmente especial é o seu tamanho, uniformidade e o facto de, por um acaso da natureza, existir um passadiço natural que permite aos visitantes entrar durante a maré baixa.

Staffa
Ilha de Staffa créditos: Unsplash

A “CANÇÃO” DA CAVERNA

Graças aos tetos arqueados naturalmente formados, o eco gerado pelas ondas do oceano ao entrar na caverna, cria uma “canção” de  tons melódicos hipnóticos. Essas harmonias de arrepiar são muitas vezes comparadas, por quem já teve a oportunidade de as ouvir, ao som da música tocada nas grandes catedrais.

De facto, desde que o famoso botânico Joseph Banks, em 1772, trouxe pela primeira vez à atenção popular a Caverna Fingal, que um fluxo constante de visitantes, alguns famosos, vem todos os anos numa espécie de peregrinação, a esta “catedral do mar”.

Entre esses “peregrinos” contam-se artistas como o jovem Felix Mendelssohn que visitou a caverna em 1829 e, devidamente inspirado por ela, escreveu a abertura do concerto Die Hebriden, também conhecida simplesmente como Fingal's Cave.

COMO VISITAR

Vários operadores turísticos em Oban, na Escócia, como a Seafari Adventures oferecem viagens para a ilha de Staffa e para a Caverna Fingal.

Os mais aventureiros podem ainda fazer mergulho selvagem na Caverna de Fingal. O Basking Shark Scotland oferece um passeio personalizado, o  “Swim Fingal's Cave”, onde o visitante é convidado a nadar ou a mergulhar com snorkel na caverna. Andar de caiaque na caverna também é possível.