Localizado na ilha Yas, paredes meias com o Yas Marina Circuit, onde se realiza a Fórmula 1, o Ferrari World é um parque de diversões coberto. A grande atração é a Formula Rossa, a mais rápida montanha russa do mundo. Com uma extensão de cerca de 2,2 kms, atinge uma velocidade máxima de 240km/h (em apenas 4,9 segundos). O seu percurso é inspirado no circuito de Monza e é absolutamente imperdível para quem gosta de sentir emoções fortes.

Não tão veloz, mas com loopings consideráveis, há outra montanha russa no Parque que não fica atrás em matéria de sensações fortes. Flying Aces inspira-se no piloto italiano cujo brasão familiar se tornou o famoso logotipo do “cavalo empinado” da Ferrari.

Originalmente o cavalo era o símbolo do conde Francesco Baracca, um lendário ás da Força Aérea Italiana, que o pintava na parte lateral dos seus aviões. A 17 de junho de 1923, Enzo Ferrari ganhou uma corrida no circuito Savio de Ravena, e ali conheceu a Condessa Paolina, mãe de Baracca. A Condessa pediu-lhe que usasse o cavalo nos seus carros, sugerindo que traria boa sorte. Todo o percurso de acesso à experiência Flying Aces é uma homenagem a estes ases do ar.

No Turbo Track, a montanha russa sai do edifício, numa espécie de espiral vertical. Em pouco mais de 3 segundos o carrinho atinge 100km/h e, através de um funil de vidro, impulsiona os passageiros através do icónico telhado vermelho até o ponto mais alto da ilha Yas, a 64 metros. Depois experimenta-se a gravidade zero no regresso vertical ao ponto de saída. Rápida e eficaz!

Para quem prefere doses moderadas de adrenalina, há versões mini das atrações maiores: é o caso da Formula Rossa Junior, uma versão em miniatura da famosa montanha russa, a Flying Wings e a Turbo Tower. Os menores, mais afoitos, vão delirar.

Uma Family Zone garante que os mais pequenos vão ficar fascinados com a Fórmula 1, ao conduzir o seu próprio Ferrari no Junior Grand Prix. Menos emoção e mais diversão encontram nos escorregas da Nello’s Adventureland, no carrossel de pneus Tyre Twist, no percurso Speedy Race ou na zona de escalada Junior Training Camp.

O país de origem da marca é retratado na Bell’ Italia, um pequeno percurso de lazer, que coloca os visitantes dentro de um Ferrari 250 California, de 1958, a fazer a costa de Itália. Mantendo a dualidade de terra e ar, é também possível visitar o país em Viaggio in Italia, uma viagem sensorial e divertida pela pitoresca paisagem italiana.

Entre outras atrações, há escolas e circuitos de condução para crianças e adultos. Simuladores e viagens virtuais podem complementar a experiência no parque.

Uma colaboração com o Museo Ferrari, em Maranello, permite que aqui estejam em exposição exemplares únicos de coleção, da marca. Na galeria, pode ver de perto modelos como 288 GTO, F40, F50, Enzo, LaFerrari ou F12 tdf.

Uma zona de alimentação garante que a estadia se prolongue por várias horas. Até ao dia 8 de janeiro, o parque encontra-se com decoração de inverno. Há espetáculos e animação alusiva à época festiva.

Durante o mês de dezembro pode participar na iniciativa procura concorrer a um Recorde do Guinness. Cada visitante é convidado a colorir uma pequena parte do desenho, dividido por números e inspirado nas atrações mais populares.

O Ferrari World Abu Dhabi abriu as portas em 2010 e celebra o espírito da marca lendária.

Os bilhetes custam, para adultos, a partir de 295 AED (cerca de 70 euros) e para crianças 230 AED (cerca de 55 euros).

O parque abre no inverno entre as 12h00 e as 20h00. Encerra aos domingos e segundas-feiras.

Tem parque de estacionamento gratuito.

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

Artigo originalmente publicado no site Canela & Hortelã

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.