Pode parecer muito tranquila e serena, mas Helsínquia tem um espírito vibrante que só os nórdicos sabem esconder tão bem, revelado apenas para aqueles que estão dispostos a descobrir a essência finlandesa, ainda por cima se se aventurarem a visitá-la durante os meses de inverno.

Os aventureiros que visitarem Helsínquia no inverno podem esperar uma boa recompensa pela bravura de enfrentar temperaturas negativas e mantos de neve. Aqui, durante este período, os parques verdes estão brancos, mas os locais percorrem as ruas de bicicleta - sempre agasalhados como tem de ser - as crianças brincam nos parques e as lojas de comércio local estão cheias. A paixão pela natureza e o ar livre faz parte da cultura finlandesa.

helsínquia
Jääpuisto Ice Park créditos: Jääpuisto Ice Park

Os cafés e bares da cidade estão cheios de pessoas que procuram calor humano, seja de um amigo, familiar ou até mesmo de um turista. Isto porque a cultura escandinava é conhecida pelo gosto pelo convívio dentro e fora de portas.

Precisa de mais motivos? Então pegue já nos seus bilhetes para Helsínquia e parta rumo ao mundo branco e encantado da capital finlandesa.

Testar as capacidades de patinagem numa pista de gelo

O Jääpuisto Ice Park fica mesmo ao lado da estação ferroviária de Helsínquia, sendo aqui o centro de toda a diversão invernal da cidade. Este lugar oferece experiências divertidas de inverno para todas as idades, de dezembro a março. Pode escolher trazer os próprios patins ou alugar um par, enquanto capacetes e trenós para os mais novos podem ser solicitados gratuitamente.

Ao lado, no café Ice Park, pode descansar enquanto se aquece com um chocolate quente, ao mesmo tempo que desfruta da incrível vista para a cidade e a sua impressionante arquitetura histórica.

Jääpuisto Ice Park
Jääpuisto Ice Park créditos: Jääpuisto Ice Park

Os parques também são para ser visitar no inverno

A 40 quilómetros de distância da capital finlandesa temos o Nuuksio Reindeer Park, um lugar onde podemos ver as típicas renas da Lapónia. Se viaja com crianças, saiba que estes animais podem ser acariciados e alimentados pelos visitantes.

O Sipoonkorpi National Park fica a 25 quilómetros do centro da Finlândia e é um parque mais melancólico, algo mais realçado durante os meses frios de inverno. Para os mais ativos, pode fazer ‘trails’ e descobrir toda esta área, coberta principalmente por florestas de pinheiros, lagoas, riachos e pântanos.

Dentro da cidade, não deixe de visitar o Parque Sibelius e o monumento mais famoso deste espaço, uma das principais atrações da cidade.

Nuuksio Reindeer Park
Nuuksio Reindeer Park créditos: /kallu/CC BY-SA 2

Aquecer-nos numa sauna

Nada melhor do que uma típica sauna finlandesa para aquecer nos dias mais frios de inverno. As saunas já existiam noutras culturas, mas foi na Finlândia que passaram a ser uma parte inseparável da cultura finlandesa. Estima-se que existam mais de dois milhões de saunas espalhadas pelo país, para uma população de 5,3 milhões de habitantes.

Quer saber onde estão as melhores saunas da Finlândia? Então tome nota: Allas Sea Pool, Uusi Sauna, Sauna Hermanni, Kotiharju Sauna, Kaurilan Sauna, Löyly e Kulttuurisauna.

Kaurila Sauna
Kaurila Sauna créditos: Visit Helsinki - Turismo de Helsínquia

As saunas tradicionais são aquecidas a lenha, podendo ser queimada em fornalhas com ou sem recurso a chaminé.

Safari a bordo de um trenó

Para os mais aventureiros, saiba que desde a capital finlandesa existem diversas excursões que nos levam a andar de snowmobile pelo gelado Golfo da Finlândia. Habitualmente, nestes passeios, segue-se uma rota de trilhas pela floresta, com vários intervalos para tomar bebidas quentes e almoçar ao redor de uma fogueira, enquanto se vislumbra o manto branco maravilhoso das terras envolventes. Com um pouco de sorte, poderão receber visitas de renas, alces ou raposas.

Aqueça o paladar com açúcar, canela e cardamomo

Korvapuusti. É esta a palavra que tem de decorar quando visitar Helsínquia. É um pão doce especial de canela, aromatizado com uma pitada de cardamomo. Onde estão os melhores? Não precisam de agradecer: Café Succès, Story Old Market Hall e Café Esplanad. Aliás, estes três espaços são perfeitos para nos aquecermos com produtos locais deliciosos.

Existem supermercados que também vendem estes produtos congelados, de forma a que possam ser colocadas no forno lá de casa quando regressarem desta experiência única.

Café Esplanad Helsínquia
Café Esplanad créditos: Visit Helsinki - Turismo de Helsínquia
Helsínquia desde 217€