A partir de Bilbau vai descobrir lugares incríveis e que serviram de cenário para a série mais vista da HBO. Por isso, considere visitar Espanha, aproveitando os voos da TAP.

San Juan de Gaztelugatxe, uma ilha mágica 

No meio da costa basca encontra San Juan de Gaztelugatxe, uma ilha protegida, a 35 quilómetros de Bilbau. Localizada entre as cidades costeiras de Bakio e Bermeo, é aqui que encontra a famosa ponte de pedra e a escadaria de 241 degraus. Depois de alcançar o último degrau, encontra uma pegada que terá sido deixada por São João Batista para trazer boa sorte. No topo também irá encontrar vistas espetaculares sobre o Golfo da Biscaia.

bilbau
San Juan de Gaztelugatxe créditos: flydime

A ponte de pedra surgiu em vários episódios da temporada 7 da série mais vista da HBO (cena onde Jon, Tyrion e Davos se deslocam até à sala do trono para se encontrarem com Daenerys).

A igreja que hoje pode ser visitada não é a original. Devido a incêndios e batalhas que ocorreram ao longo dos séculos, a igreja teve de ser reconstruída várias vezes. No século XII, tornou-se num convento até que séculos mais tarde, os padres acabaram por abandonar o local.

Quando for visitar a igreja, não se esqueça de tocar o sino três vezes, a fim de atrair boa sorte e afugentar os maus espíritos.

Na primavera e no outono, aprecie toda a beleza e misticismo da ilha. No verão poderá dar um mergulho nas praias em redor. Gaztelugatxe é uma maravilha natural, que vai deixá-lo com desejo de voltar uma próxima vez.

bilbau
San Juan de Gaztelugatxe créditos: Mjalcocerh/CC BY-SA 4.0

Praia de Itzurun, uma das extensões de areia mais espetaculares

Localizada na costa de Zumaia, a Praia Itzurun (a menos de uma hora de Bilbau de carro) tem 270 metros de comprimento e areia dourada. As suas imensas e verticais falésias e as paredes de calcário que atingem os 150 metros de declive atraem os visitantes, permitindo admirar um fenómeno geológico causado pela erosão do mar ao longo dos anos.

Foi aqui que foram filmadas algumas cenas de Dragonstone, mais precisamente as do final do episódio 1 da sétima temporada, quando Daenerys finalmente chega a Dragonstone.

bilbau
Praia de Itzurun créditos: Simoncio

Se é fã dos desportos aquáticos, aqui pode praticar surf, canoagem e bodyboard. Na maré alta, forma-se uma onda perto da costa que "salta" do penhasco e cria excelentes “rampas” para os bodyboarders.

No verão, há um bar na praia que serve refeições e uns metros mais à frente encontra um centro de terapia à base de água do mar, que oferece também vistas incríveis.

Praia de Muriola, cercada por falésias

A praia está localizada a dez minutos de Barrika e a pouco mais de 20 minutos de Bilbau, numa pequena enseada voltada a leste e protegida por falésias de grande beleza.

Por ser de pequenas dimensões, carece de serviços e é composta essencialmente de areia e rochas. Se procura um local tranquilo e onde pode fazer mergulho, a praia de Muriola pode ser o sítio perfeito.

Bilbau desde 53€