Em Oeiras, arredores de Lisboa, o padre Nuno Westwood faz as suas orações através de um altifalante no teto de um Smart e este domingo de Páscoa não foi exceção. Aliás, a forma como este padre português divulgou a sua mensagem de Páscoa acabou por chamar à atenção e foi notícia lá fora, depois das agências AFP e Reuters divulgarem o momento.
As ruas vazias de Notting Hill, em Londres, foram preenchidas pelas orações e canções de um reverendo que lá andou a espalhar a mensagem de Cristo. Em Jerusalém, pela primeira vez em mais de um século, a Basílica do Santo Sepulcro esteve encerrada. A missa de Domingo de Páscoa foi celebrada sem a presença dos fiéis.
Em Antananarivo, capital de Madagáscar, por outro lado, a ideia de um padre teve consequências não intencionais, uma vez que quando começou a celebrar a missa na parte traseira de um veículo, uma multidão reuniu-se ao seu redor. "Hoje devo orar sozinho, o que não significa dizer às pessoas para 'irem embora'", disse o padre Pedro Opeka.
Na Itália, alguns fiéis não puderam suportar o confinamento. Em San Marco in Lamis, uma localidade de 15.000 habitantes do sudeste do país, 200 pessoas participaram numa oração diante da igreja, causando uma onda de indignação e um pedido de desculpas do autarca.
Em Nicarágua, o governo pareceu não se importar com as medidas de distanciamento para impedir a propagação do vírus ao promover a celebração da Páscoa - apesar da Igreja ter suspendido todas as festividades.
Também no Vaticano, a Santa Missa do dia de Páscoa na Basílica de São Pedro, presidida pelo Papa Francisca foi celebrada sem fiéis.
Veja algumas imagens das celebrações do Domingo de Páscoa pelo mundo.
Comentários