O Nikon Comedy Wildlife Photography Awards, que se apresenta como o concurso de fotografia "mais divertido do mundo", anunciou ontem os seus vencedores durante uma cerimónia em Londres e destacou a fotografia de um esquilo-vermelho como a mais engraçada de todas em competição.
"Sempre que mostro esta imagem (...) o público explode às gargalhadas, por isso tive de a submeter a concurso!”
A fotografia foi feita pelo italiano Milko Marchetti e escolhida entre mais de 9.000 imagens submetidas a concurso, o maior número de sempre para a iniciativa, que coloca fotógrafos, profissionais e amadores, a competir pela distinção máxima de "Fotógrafo da Vida Selvagem do Ano" no âmbito de comédia.
Cerca de 45 das melhores participações foram depois selecionadas para um painel de jurados escolher as suas favoritas. Segundo a organização, "a imagem de Milko destacou-se em todos os parâmetros, com a sua extraordinária captura de um vermelho esquilo a entrar no seu esconderijo numa árvore e com as pernas perpendiculares ao tronco".
A cena foi registada num ápice, como recorda Milko: “Tirei muitas, muitas fotografias de esquilos, em muitas situações ao longo dos anos na Itália, mas este pareceu-me realmente engraçado e numa posição tão estranha, pois é aquele exato momento em que o esquilo está a destacar as patas traseiras do tronco para entrar no seu esconderijo. Sempre que mostro esta imagem em seminários sobre natureza no meu local clube de fotografia, o público explode às gargalhadas, por isso tive de a submeter a concurso!”
"Fotografia de Natureza tem sido a minha paixão, desde eu era um rapaz, e coloquei sempre todo o meu tempo livre e energia nisso."
Milko descreve-se como um amante da Natureza: “Fotografia de Natureza tem sido a minha paixão, desde eu era um rapaz, e coloquei sempre todo o meu tempo livre e energia nisso. Acho que a natureza oferece tanta beleza e variedade, e com uma máquina fotográfica o fotógrafo tem essa capacidade, este superpoder de congelar um momento e fazê-lo durar para sempre sob a forma de uma fotografia.”
A competição foi fundada em 2015 por Paul Joynson-Hicks e Tom Sullam, ambos fotógrafos profissionais e ardentes conservacionistas, com o objetivo de criar um ambiente descontraído e divertido no qual fosse possível promover um concurso de fotografia diferente de qualquer outro, "apresentando a sério imagens engraçadas da vida selvagem mais incrível do planeta e, assim, aumentar a consciencialização sobre a conservação".
Como vencedor do concurso, Milko ganha a oportunidade de realizar um safari em Masai Mara, no Quénia.
Comentários