A oferta soma-se aos 407.000 hectares de bosques e espécies nativas que foram cedidos em 2017 pela família Tompkins, na maior doação de terras privadas da história do país, para que ficassem sob a responsabilidade do Estado do Chile e para que o público tivesse acesso ao local.

"Graças à generosa proposta de doação da Fundação Rewilding Chile, mais de 93.000 hectares de Cabo Froward farão parte da criação de um Parque Nacional. Vamos em frente a enfrentar a crise climática e a proteger a biodiversidade", disse o presidente chileno, Gabriel Boric, no Twitter, depois de participar numa reunião com Kristine Tompkins.

Com a transferência de terras, a família realiza um desejo antigo de Douglas Tompkins, que iniciou seu projeto de conservação no sul do Chile há mais de duas décadas, mas morreu em 2015 num acidente de caiaque.

Fundador da marca de roupas e equipamentos desportivos The North Face e da marca de moda Esprit, Douglas Tompkins deixou os negócios para estabelecer-se em 1990 na Patagónia chilena, fascinado pelas paisagens selvagens e agrestes.

Em comunicado, as fundações Rewilding Chile e Tompkins Conservation, que administram o legado do falecido filantropo, explicaram que "a propriedade a ser doada, Cabo Froward, é o ponto mais ao sul do continente americano, as últimas terras antes de mergulhar no Estreito de Magalhães".

A região é 48% coberta por florestas subantárticas e 11% por turfeiras milenares. As florestas e os solos absorvem 521 toneladas de carbono por hectare.

Enquanto isso, nos mais de 40 km de costa, a vida marinha é abundante e diversificada, graças aos nutrientes fornecidos pela confluência das correntes Antártica, Pacífica e Atlântica, com a presença de baleias sei e corcunda, bem como do golfinho-austral e do pinguim-de-Magalhães.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.