A tapeçaria com 12 metros quadrados foi instalada na semana passada no aeroporto de Heathrow e pretende celebrar uma colaboração do aeroporto com o Jardim Botânico de Kew Gardens, em Londres.
A obra foi projectada, desenvolvida e tecida à mão pela artista têxtil Vanessa Barragão, que se inspirou nos ecossistemas naturais do mundo. Desta forma, a obra possui seis plantas de alguns dos destinos mais populares dos voos que partem de Heathrow e que são alvo do trabalho de conservação natural do Jardim Botânico de Kew. As seis plantas representadas são a árvore de Maidenhair, do Japão, e a orquídea Bulbophyllum, da Indonésia, o café e cola de África, além das europeias orquídea Chinelo de Senhora e Flor da Páscoa. Os diversos climas e topografia da Terra também são representados na obra de Vanessa Barragão: os desertos da Austrália e de África são transmitidos em cores quentes e linhas curtas, enquanto as exuberantes florestas tropicais da América do Sul e os altos picos da Ásia central são representados com linhas longas criando volume.
A tapeçaria é composta por juta, algodão e lã reciclada. A obra de 12 metros quadrados pesa cerca de 40 quilos e demorou cerca de 520 horas a ficar completa usando diferentes técnicas que proporcionam os relevos e texturas dos oceanos e diferentes continentes. Num comunicado publicado pelo aeroporto, Vanessa Barragão encorajou os utentes do local a aproximarem-se e observarem a tapeçaria na partida ou regresso de férias.
O trabalho vai ficar em exposição até ao final de agosto, estando prevista a sua instalação permanente num outro local do Terminal 2, de onde saem e chegam alguns voos de Portugal.
Vanessa Barragão nasceu em Albufeira mas, atualmente, vive no Porto. O seu estúdio foi fundado em 2014, quando frequentou um mestrado na Universidade de Lisboa em design de moda e têxteis. Todos os materiais que utiliza nas suas obras são provenientes do depósito de várias fábricas, que são limpos e depois selecionados para reciclagem e reutilização nos seus projetos. A produção é totalmente artesanal, utilizando técnicas ancestrais tricô, macramé e crochê.
Comentários