Existem mais de 16 mil sem abrigo em toda a Áustria e quase 10 mil na cidade de Viena. Com base nestes números, surgiu a ideia de criar excursões onde os sem abrigo tentam dar aos turistas uma outra perspetiva da cidade, um olhar mais "honesto", segundo os criadores da Shades Tours.

"Estas excursões autênticas e profissionais irão submergir o visitante num mundo maioritariamente escondido e invisível", afirma a empresa responsável.

São passeios de duas horas e o guia irá fornecer uma mistura de factos e histórias pessoais que ilustram a complexidade do que é ser sem abrigo.

O guia encontra-se com os visitantes na estação de comboios Hauptbahnhof, onde irá dar um pequeno briefing, que inclui também uma introdução ao tema dos sem abrigo no país em geral e na cidade em particular, no sentido de sensibilizar os visitantes. A visita termina no parque Schweizer Garten junto à estação Quartier Belvedere.

A Shades Tours avisa: "Não pense que vamos levá-lo a ver sem abrigos, nem mostrar as suas tragédias. Trabalhamos com símbolos que o seu guia escolherá para explicar as diferentes questões, com o objetivo de aumentar a consciência e a compreensão para a temática".

Estes passeios dão aos guias (os sem abrigo) uma oportunidade de reintegração na sociedade. Além de proporcionar ao visitante uma experiência diferente, é uma forma destas pessoas terem um rendimento e ganhar motivação e autoestima para ajudá-los a descobrirem o seu caminho longe da pobreza.

As Shades Tours foram criadas em 2015, e desde então têm recebido reconhecimento nacional e internacional. Coopera com o município e com diferentes instituições sociais, com o objetivo de atingir um impacto social positivo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.