O presépio, construído pela Câmara Municipal, localiza-se no largo da Fonte, no centro daquela cidade do distrito da Guarda.

Segundo a autarquia presidida por António Robalo (PSD), "para a recriação estão a ser usados elementos recolhidos na natureza, como troncos de castanheiros (mais de 500 toneladas), heras e musgos, entre outros, que servirão de base à construção efetuada a uma escala onde os visitantes têm a perceção de fazer parte do presépio, como sendo elementos ou personagens do mesmo".

A autarquia do Sabugal também abre as portas do Mercadinho de Natal, "uma montra para exposição e venda de produtos e de artesanato local", como refere um comunicado enviado à agência Lusa.

O recinto do "Maior Presépio Natural" e a exposição "Natal Fantástico, Reutilize o Plástico" poderão ser visitados até o dia 06 de janeiro, das 08:30 às 23:00.

Para além de uma pista de gelo ecológica para os visitantes "mais radicais", a animação contemplará pinturas faciais e modelagem de balões, espetáculos de magia e várias sessões da "Hora do Conto".

O programa natalício contará com outras iniciativas, nomeadamente atuações do Conservatório de Música da Guarda e da Sociedade Filarmónica Bendadense (08), do Grupo de Percussão de Valhelhas (09) e do Grupo de Bombos Trocadalho do Carilho (15).

No dia 21, haverá demonstração de hip-hop, no dia 22. será a vez da atuação do Rancho Folclórico do Sabugal e, no dia seguinte, atuará a Sociedade Filarmónica Bendadense. Na tarde do dia de consoada, pelas 16:30, será ateada a tradicional fogueira de Natal.

A agenda contempla ainda passeios de burro (dias 26 e 27), espetáculos pelo Grupo Coral de Maçainhas e pelo Grupo de Teatro Anel de Pedra (29) e a atuação do Grupo de Percussão de Valhelhas (30).

No dia 05 de janeiro, haverá um Concerto de Reis e, no dia seguinte, os Cavaquinhos da Bendada atuarão no largo da Fonte.

Nesta quadra natalícia em que a autarquia do Sabugal convida os habitantes a fazerem as suas compras de Natal no comércio tradicional, as ruas estarão adornadas com decorações naturais.

Fonte: Lusa

Foto: CM Sabugal

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.