Num ano atípico, Chicago surpreendeu os seus residentes com um regresso inesperado à tradição para celebrar o Dia de São Patrício. Num tweet surpresa no fim de semana, a autarca de Chicago, Lori Lightfoot, anunciou que o rio Chicago ficou verde em homenagem ao dia da Irlanda. Tudo foi feito de forma surpresa, para evitar que as pessoas se reunissem junto à margem para assistir.

"Embora não nos tenhamos reunido, fomos capazes de honrar a tradição de longa data tingindo o trio Chicago de verde", escreveu Lori Lightfoot no Twitter. Lori Lightfoot cancelou a tradição anual em 2020 - e prometeu fazer o mesmo este ano - devido ao coronavírus, citando preocupações de distanciamento social em relação às multidões que o acontecimento normalmente atrai.

No entanto, o Chicago Plumber's Union apareceu no rio no início da manhã de sábado e deixou rastros de tinta verde atrás dos seus barcos. Em 20 minutos, o rio Chicago ficou completamente verde, segundo informou a NBC News.

A cidade tem tingido o seu rio em tons de verde, para marcar o feriado irlandês, desde 1962. O rio verde é um pequeno sinal de normalidade em tempos bastante anormais, já que, pelo segundo ano consecutivo, Chicago cancelou os seus desfiles do Dia de São Patrício. Os organizadores da tradição garantem que a tinta - que é laranja e apenas fica verde em contacto com a água - é feita à base vegetais e segura para o meio ambiente.