Viajar não deve ser um impedimento para aqueles que trabalham como freelancer, ou que exercem profissões digitais que permitem trabalhar a partir de qualquer parte do mundo desde que tenham uma ligação à internet.

Editores, produtores de conteúdos, escritores, gestores de social media, web developers, designers gráficos são alguns exemplos.

O Digital Nomad City Index, um ranking realizado pelo site PeoplePerHour, revela quais as melhores cidades para trabalhar enquanto viaja, onde teve em consideração o número de espaços de co-working disponíveis, salários mensais, o custo total de vida, requisitos legais para viajar e a taxa de criminalidade.

De acordo com o ranking, Berlim surge em primeiro lugar com rendas de casa razoáveis, e mais baixas comparativamente com outras cidades alemãs, rica em cultura e localização geográfica privilegiada.

Também foi considerada pela PeoplePerHour no seu Startup City Index a segunda melhor cidade para iniciar um negócio, e onde Lisboa surge em quarto lugar.

O top 5 do Digital Nomad City Index inclui ainda Instambul, Bengaluru (Índia), Vancouver e Lisboa.

No caso da capital portuguesa, o estudo indica Lisboa como sendo a que tem uma taxa de criminalidade mais baixa comparativamente com todas as outras cidades que surgem no ranking, além de ter também rendas razoáveis para quem procura alugar uma casa.

"O número de pessoas que adotaram um estilo de vida como freelancers aumentou dramaticamente nos últimos anos, onde uma em cada três pessoas são freelancers numa determinada profissão. À medida que as pessoas reconhecem os benefícios de um trabalho neste regime mais flexível, cada vez mais usam essa liberdade para conhecer o mundo", afirma Xenios Thrasyvoulou, fundador e CEO da PeoplePerHour.

Eis o top 20 do Digital Nomad City Index:
1. Berlim
2. Instambul
3. Bangalore
4. Vancouver
5. Lisboa
6. Banguecoque
7. San Diego
8. Tel Aviv
9. Kuala Lumpur
10. Atenas
11. Manchester
12. Melbourne
13. Miami
14. Moscovo
15. Amesterdão
16. Estocolmo
17. Los Angeles
18. Tóquio
19. Sydney
20. Londres

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.