Sendo Porto Santo uma Reserva da Biosfera e um pequeno paraíso insular com areia fina e dourada, água azul-turquesa e uma fauna marinha de particular diversidade, faz com que este destino seja perfeito para a prática de mergulho, oferecendo todas as condições necessárias para uma das experiências mais ricas do mundo.

Graças à limpidez das águas que banham a ilha, as condições de visibilidade são consideradas excelentes até cerca de 40 metros de profundidade. Como tal, o mergulho no Porto Santo é ideal para se poder maravilhar com a impetuosidade das formações rochosas e pela vivacidade da biodiversidade que aqui pode ser encontrada. Meros, peixes-cão, salemas, encharéus ou lírios são apenas algumas das espécies que se cruzarão consigo na dinâmica (mas pacífica) vida que decorre debaixo da superfície.

Além disso, é também neste local de mergulho que poderá encontrar dois navios propositadamente afundados a cerca de 30 metros de profundidade com o intuito de servirem de recifes artificiais. Como por exemplo o “Madeirense”, levado em 2000 para o fundo do mar e, a “Corveta General Pereira d’Eça”, navio de guerra da Marinha Portuguesa afundado em 2016. Ambos os navios são atualmente uma casa segura para uma vastíssima fauna marinha que pode encontrar numa experiência inesquecível de mergulho no Porto Santo.

Esta é uma prática de extrema importância para Porto Santo e para o Vila Baleira em si, atraindo mergulhadores durante todo o ano, proporcionando uma experiência ímpar para realizar a solo, com um grupo de amigos ou em família com a criação do Programa SSI Explorers, que permite que crianças dos seis aos 16 anos de idade fiquem debaixo d'água e experimentem as diferentes maneiras de explorar o mundo aquático ao seu redor. Esta é também uma excelente forma de sensibilizar os mais jovens a terem uma base sólida na conservação dos oceanos ao mesmo tempo que experimentam duas aventuras aquáticas incríveis: snorkeling e mergulho.

Vila Baleira Porto Santo
créditos: DR

Além de diversão para toda a família, as crianças que ainda não atingiram a idade mínima para o mergulho, aprenderão habilidades importantes para a vida, uma vez que estas aventuras subaquáticas permitirão que os jovens mergulhadores adquiram maturidade, auto-estima e senso de responsabilidade.

Cipreia Dive Club

O Cipreia Dive Club, fundado em 1992, é uma referência do mergulho em Portugal, sendo hoje uma empresa de Animação Turística, Centro de Mergulho SSI – Scuba Schools International - ITC PRO CENTER e PADI DIVE CENTER. Os seus serviços estão relacionados com atividades marítimas para os tempos livres, onde se incluem passeios de barco, snorkeling, experiências diárias de mergulho e cursos de formação até ao nível de instrutor.

Os centros de mergulho do Cipreia Dive Club estão localizados em Sesimbra, a 30 quilómetros a sul de Lisboa, e na Madeira – no Funchal e na pérola para as atividades náuticas, que é a ilha de Porto Santo – onde desenvolvem programas turísticos que maximizam o aproveitamento das fantásticas condições de sol e mar em Portugal.

O Cipreia Dive Club está integrado no grupo OUTPRO, que conta com mais de 30 anos de existência e é especializado em equipamentos e formação para as atividades de Outdoor, Resgate e Trabalho em Altura, com instalações e loja física em Alfragide, Lisboa.