Porque é que nunca lá tínhamos ido nem sabemos responder e agora que de lá voltámos nem queremos acreditar, já tínhamos vários sinónimos para o paraíso, agora temos mais um – Porto Santo e o maravilhoso Vila Baleira Resort.

Se não conhecem Porto Santo, chegou a hora de o fazerem, a Ilha Dourada é um local único e que todos devíamos visitar pelo menos uma vez na vida.

Mas vamos voltar para o início. Segunda-feira, dia 24 de junho, a surpresa começa na sala de embarque no aeroporto de Lisboa (repleta de famílias com crianças) e tem o consequente desenvolvimento após o embarque: ouvir um grupo de miúdos a dizer de forma efusiva “vamos até ao paraíso do Porto Santo”, "sabes, eu vou para aquele hotel que passamos o túnel para chegar à praia”, e nós a pensar “é o nosso hotel” elevou de imediato as nossas expetativas (já eram grandes) para um nível estratosférico. Pensámos "será assim tão bom como os miúdos dizem?"

Não demorámos muito a descobrir, o voo são apenas 90 minutos, o desembarque expedito e diretamente na pista e o transfer demora apenas 10 minutos, um luxo nos dias que correm.

Localizado na primeira linha de praia, perto do centro da vila, o Vila Baleira é um oásis de verde na paisagem árida que caracteriza a ilha, foi originalmente construído por um grupo de médicos alemães que queriam abrir uma clínica que aproveitasse as características medicinais das águas e areias do Porto Santo.

São 9km de praia, paradisíaca, com águas cristalinas, areia fina e dourada e aqueles 24 graus que parecem 30… até que enfim que te conhecemos Praia do Porto Santo.

O hotel combina os quartos (espaçosos, confortáveis e todos com varanda), situados no edifício principal, com um conjunto de apartamentos num segundo edifício, perfeitos para famílias numerosas.

A ligação à zona da Talassoterapia, piscinas, relvados e praia é feita através de um corredor por baixo da estrada principal, os nossos miúdos chamavam-lhe o caminho do paraíso.

O hotel funciona no regime Tudo Incluído, os pequenos-almoços, almoços, jantares e snacks estão incluídos, assim como bebidas com e sem gás, cerveja, e uma seleção de bebidas espirituais e cocktails. É um TI que se estende até ao Beach Club.

Embora o Tudo Incluído seja um regime muito completo, nós aconselhamos o Tudo Incluído Plus, onde destacamos a atribuição de um colmo e duas espreguiçadeiras na praia (nós adorámos), um jantar fora do hotel num restaurante da ilha (nós escolhemos o restaurante Panorama), uma excursão pela ilha, jantares ilimitados no restaurante temático Dunas e até os gelados e as bolas de Berlim na praia.

Podemos afirmar que foi o regime Tudo Incluído (Plus) mais completo que já encontrámos… e também o melhor.

Porto Santo: Esta ilha é o paraíso e é o destino perfeito para as férias de verão
Porto Santo: Esta ilha é o paraíso e é o destino perfeito para as férias de verão
Ver artigo

A gastronomia é excelente, variada e as noites temáticas (Madeirense, do Mar, Sushi…) são um sucesso e algo que não podem perder.

Se apenas puderem usufruir de uma destas noites temáticas, aconselhamos a noite Madeirense, não faltam as famosas lapas, as espetadas, o espada, o bolo do caco com manteiga de alho, o milho frito, a batata doce… um manjar dos Deuses.

Optámos por almoçar todos os dias no restaurante mais perto da praia, no Dunas, e aproveitar os grelhados que o chef Manuel Santos serve como ninguém, ver o chef do resort na grelha demostra muito de espírito que por ali se vive.

Por falar em espírito, talvez um dos maiores segredos do Vila Baleira Resort seja a sua equipa. Todos, sem exceção, proporcionaram-nos uma experiência memorável e que vai ficar para sempre.

Não podemos deixar de referir a liberdade de que os miúdos gozam por ali, o Tiago e o Vasco passaram literalmente os dias a fazer amigos, em atividades e com uma autonomia que adoramos. A sensação de segurança é total, até na praia onde estão sempre 3 nadadores salvadores experientes.

Se existe local onde temos a certeza que vamos voltar é ao Porto Santo e ao Vila Baleira Resort, somos apologistas que se deve sempre voltar aos locais onde fomos muito felizes.

Dicas Vila Baleira Resort | Porto Santo

• Se puder, reserve a sua estadia no regime TI Plus

• Não se deixe enganar pela temperatura, 24 graus no Porto santo são 30 no continente

• Aproveite os jantares temáticos no restaurante Dunas, são ótimos

• Se viaja com crianças, dê-lhes liberdade, segurança e atividades é o que não falta

• Os apartamentos são mais espaçosos para famílias

• Uma visita à Talassoterapia é obrigatória

• Leve uma garrafa reutilizável ou adquira a sua no Vila Baleira, existem pontos dispensadores de água

• Encomende o bolo do caco na loja do hotel, é caseiro e entregue na porta de embarque do aeroporto

Acompanhe as nossas aventuras no Instagram Viagensa4

Artigo originalmente publicado no blogue Viagensa4

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.