Que cenários naturais da Europa contribuem para que as caminhadas que fazemos durante as férias sejam inesquecíveis? Nunca tinham pensado nisso? Também já não precisam, pois a Cotswold Outdoor (CO) criou uma lista com os melhores lugares da Europa para fazer caminhadas e o Parque Nacional da Peneda-Gerês encontra-se na 10ª posição.

Parque Nacional da Peneda-Gerês entre os 10 melhores da Europa para fazer caminhadas

Para criar a lista, a CO vasculhou os mais de 80 parques nacionais da Europa, do famoso Slovak Paradise da Eslovênia ao incrível Krka da Croácia, sem esquecer, claro, o maravilhoso parque do Gerês. Para avaliar cada parque, a CO teve em conta diferentes fatores à volta da popularidade, dificuldade e atividades/acessos.

No top 10 dos melhores parques nacionais da Europa para fazer caminhadas, os dois primeiros lugares são ocupados por dois do Reino Unido: o New Forest e o Lake District. O parque Teide, que fica no país de nuestros hermanos, fecha o pódio. Calanques (França), Krka National Park (Croácia), Gran Paradiso (Itália), austríacos Hohe Tauern e Port-Cros (França) completam o top 10 geral.

Segundo a CO, o Parque Nacional da Peneda-Gerês consegue esta tão boa classificação pelo facto de ser o sexto parque natural mais rico da Europa em termos de escolha de atividades e bons acessos. No total, o parque oferece aos visitantes 96 percursos pedestres, 10 parques de campismo e seis marcos/miradouros.

No ranking da popularidade, o parque também está entre os dez mais populares da Europa, aqui em oitavo lugar. O belo território natural, que fica entre o Minho e Trás-os-Montes, obtém uma média um pouco inferior a 10.000 pesquisas anuais globais, tem uma classificação de 4,8 e acumula mais de 167.000 hashtags no Instagram.

Finalmente, no que diz respeito à dificuldade da caminhada, a distância média e a duração da caminhada do parque não são, definitivamente, para os fracos de coração, classificando-se na faixa intermediária de 19,7 km e 5,4 horas, respectivamente.

Teide (Espanha), The Lake District (Reino Unido) e o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, na Croácia, são os três cenários naturais mais populares da Europa para caminhadas, conforme apurou a CO.

Para as caminhadas mais fáceis (menor distância e duração média), a análise revela que Parque Nacional Domogled-Valea Cernei, na Roménia, o Parque Nacional Lahemaa (Estônia) e Kamenjak, no noroeste da Croácia, como os melhores destinos para iniciantes.

No entanto, se já se encontra num nível mais avançado, deve ir ao Parque Nacional Müritz, na Alemanha, para as caminhadas mais exigentes fisicamente, com média de 72,9 km de distância e 21 horas de duração. Stora Sjöfallet, da Suécia, e Samaria Gorge, da Grécia, serão também dos mais desafiadores.

Juntando-se a Calanques, na categoria “Melhor escolha de facilidades e atividades” (acampamento, pontos turísticos e mirantes), estão o The New Forest e o The Lake District, no Reino Unido.

Parque Nacional da Peneda-Gerês entre os 10 melhores da Europa para fazer caminhadas

Manter a forma pode andar de mãos dadas com a exploração dos mais belos cenários naturais do planeta, pois ambos têm a capacidade de nos fazer sentir felizes e renovados. Então porque não conciliar ambos na altura em que for reservar a próxima viagem para 2023?

+ Veja o estudo completo da CO aqui

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.