A primeira fase do Parque Metropolitano da Biodiversidade, na Verdizela, que, de acordo com a Câmara do Seixal, será o segundo maior da Área Metropolitana de Lisboa, vai ser inaugurado no dia 25 de Abril, anunciou a autarquia.

O Parque Metropolitano da Biodiversidade, com um total de 400 hectares, representa um investimento municipal superior a 547 mil euros.

A primeira fase a inaugurar tem sete hectares.

"Perto das praias e em ligação com a vizinha mata da Quinta da Apostiça, com as suas lagoas, flora e outros interesses naturais, o parque está dotado com percursos para caminhadas, jogging e passeios de bicicleta, fazendo ligação à Rede de Trilhos de Interpretação Ambiental do Município do Seixal", explica em comunicado a Câmara Municipal do Seixal, no distrito de Setúbal.

O espaço tem ainda suporte para bicicletas, iluminação solar com tecnologia LED, um Centro de Interpretação Ambiental, destinado a servir de apoio aos utentes e uma componente de educação, divulgação e observação da natureza e biodiversidade.

O programa do município para celebrar o 25 de Abril inclui ainda a inauguração do Espaço de Jogo e Recreio da Quinta de São Nicolau, do Balcão Seixal Best (nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal) e da Loja do Empresário no Centro Comercial d'Amora.

Segundo a autarquia, o Seixal Best – Balcão do Empresário dos Setores do Turismo - é um novo serviço municipal criado em parceria com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal para apoiar os empresários que invistam no concelho nesta área.

Já a Loja do Empresário vai apoiar a capacitação dos empresários para o desenvolvimento da sua atividade.

As instalações foram cedidas pela Câmara Municipal do Seixal à Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal.

Com o lema “A liberdade é a nossa maior força”, o programa comemorativo do 25 de Abril do concelho do Seixal incluí ainda diversas iniciativas culturais, desportivas e sociais durante todo o mês.

Para a noite de 24 de abril está programado um espetáculo com Dino D’ Santiago e convidados, no Parque da Quinta dos Franceses.

A abertura deste espetáculo estará a cargo de Kady, Soluna, Éllàh, Yeni e Yeri, cinco artistas africanas que cruzaram a vida do músico e nas quais aposta como promessas da música portuguesa.

No mesmo espetáculo está ainda prevista a atuação de Gospel Collective e de finalistas do “The Voice”, que vão partilhar o palco com Dino D’ Santiago.

Após o fogo de artifício, que está marcado para a meia-noite, entrarão ao lado do músico os artistas Branko, Vado Más Ki Ás, Prétu e Batukadeiras Madame X.