Já sabíamos que a ilha das Flores é um sítio deslumbrante, escassamente povoado (menos de 4 mil habitantes) e por isso com poucos sinais da intervenção humana. Um cenário tão idílico que podia ser resumido numa curiosidade: até ontem, a ilha não dispunha de qualquer semáforo.

O primeiro sinal luminoso a regular o trânsito na ilha acendeu-se ontem, na freguesia da Caveira, a mais pequena dos Açores por território, como um dos seus habitantes partilhou no Twitter:

"A Ilha das Flores inaugurou ontem o seu primeiro semáforo, onde é que isto vai parar", brincou Jorge Ventura.

Um responsável da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas confirmou ao Jornal de Notícias a instalação do novo equipamento, um limitador de velocidade que protege uma passadeira na estrada regional que atravessa a pequena freguesia com cerca de 75 habitantes. O semáforo só é acionado quando deteta viaturas a circularem acima dos 50km/h.

A novidade rodoviária gerou surpresa e bom-humor no Twitter, sobretudo para quem os semáforos são uma realidade incontornável do quotidiano. Um utilizador escreveu que o semáforo pode ser só o início. "E acabará por ficar assim!", acompanhado de uma fotografia de uma rua de Lisboa, com o passeio atolado de trotinetas.