Entre 2017 e 2020, Banksy teve uma série de objetos de arte notáveis emitidos na Palestina, com o objetivo de chamar a atenção para as condições de vida difíceis daquele povo. Até agora, ninguém sabia quantas edições diferentes desses objetos pintados à mão haviam sido produzidos.

O fenómeno Banksy dispensa apresentações. Em todo o mundo, é atualmente o artista visual que mais chama a atenção da imprensa e que está na boca de todos. A sua possível história de vida já recebeu extensa cobertura literária, enquanto a maior parte dos seus graffitis já foram publicados diversas vezes.

Em 2017, Banksy inaugurou o seu The Walled Off Hotel, uma instalação de arte viva com a qual traz a opressão palestina à discussão. Afinal, como Artista Social sempre simpatizou com o destino da humanidade e age - em consciência e de boa fé - em conformidade.

Entre 2017 e 2020, Banksy lançou edições limitadas de múltiplos em miniatura do Muro de Israel, que estavam disponíveis apenas para os hóspedes do The Walled Off Hotel. Na verdade, criar deliberadamente uma escassez é uma das marcas registadas de Banksy.

As várias formas dos "souvenirs" executados em resina foram criadas pelo próprio Banksy, enquanto também ele supervisionava as decorações de graffiti realizadas por artistas palestinos. Estas decorações copiam o graffiti que pode ser encontrado no Muro de Israel e incluem uma série de imagens icónicas do próprio mestre.

Até agora, pouco ou nada se sabe sobre a diversidade das edições de arte Walled Off e as quantidades que foram emitidas. Este sigilo é simplesmente parte do mito de Banksy, que é cuidadosamente cultivado pelos seus guardiões.

Não obstante, o autor belga e especialista em arte Marc Pairon conseguiu mapear esta excepcional série de múltiplos. A sua pesquisa começou na Palestina e fez um inventário de várias coleções e arquivos internacionais, o que resultou na descoberta dos segredos por trás dessa série de itens raros e agora muito cobiçados.

Todo este trabalho rendeu uma obra de referência excepcionalmente fascinante e útil, contendo cerca de 200 fotografias exclusivas e extensas informações de fundo sobre este legado artístico histórico.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.