A Cimeira Global da Exploração (GLEX) decorrerá de 06 a 09 de julho em Lisboa e no dia 10 de julho com trabalho de campo nos Açores e terá nomes como os ex-astronautas norte-americanos Alan Stern, Rusty Shweickart, o físico e divulgador científico britânico Brian Cox, o ilusionista norte-americano David Blaine e a poeta Amanda Gorman, conhecida por ter lido um poema na tomada de posse do Presidente norte-americano, Joe Biden.

Moçambique e o Parque Nacional da Gorongosa também estarão em destaque na edição deste ano, com a participação de Dominique Gonçalves, responsável do programa de conservação de elefantes.

Além da Terra e da Lua, Marte também estará na mira da cimeira, com a participação da cientista da agência espacial norte-americana Nina Lanza, que integra a equipa que supervisiona a missão Perseverance.

O presidente do Explorers Club, que organiza a cimeira, Richard Garriott, afirmou que durante a cimeira será anunciada uma expedição para encontrar os destroços do navio 'Endurance', do explorador britânico Ernest Shackleton, que em 1915 ficou preso no gelo, acabando por se afundar.

Além da presença física de membros do Explorers Club em Lisboa e nos Açores, a cimeira será transmitida pela Internet e divulgada pelo canal internacional Discovery.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.