Após uma parceria recente no âmbito da exposição Reality Check: Life After Retirement, a designer Sílvia Matias e o coletivo Ghost Creative Productions reúnem-se novamente para um projeto de Arte Pública: Resilência (na Avenida General Roçadas - zona de Sapadores, Graça).
Este projeto pretende assinalar um ano de confinamento e Estado de Emergência que foi aplicado em Portugal, pela primeira vez, a 18 de março de 2020.
Esta iniciativa consistiu na realização de um mural tipográfico na cidade de Lisboa da autoria de Sílvia Matias com a palavra “Resiliência” e surge num momento em que, passado um ano desta realidade, o país se aproxima de uma nova fase de desconfinamento.
O projeto Resilência pretende ser um reflexo da dura realidade que nos foi imposta. Nunca se ouviu tanto a palavra ‘Resiliência’, nunca se pediu tanta ‘Resiliência’, nunca foi tão importante ter esta palavra em mente.
Um termo que surge como resposta à saturação social, económica, política e psicológica em todo o país e no mundo. E que, desta forma, passa a fazer parte da Arte Pública disponível na cidade de Lisboa, desafiando o público a refletir sobre ele ao mesmo tempo que pretender inspirar essa reflexão através da proposta artística.
Veja aqui o making of do Mural:
Fotos: Francisco Gomes (Queragura)
Comentários