A obra está escrita em Latim, Spes Missai. O nome de Missa da Esperança tem a ver com o primeiro confinamento a que a pandemia nos obrigou, “em que, como todas as outras pessoas, estava refugiado em casa e aproveitei para compor a obra. Na altura tinha a sensação de que ainda seria estreada nesse ano, daí o nome da missa.”

Missa da Esperança
Coro Misto da Beira Interior e o maestro Luís Cipriano

A esperança e a estreia da obra de Luís Cipriano foram adiadas algumas vezes devido à pandemia. A última foi esta semana quando esteve agendada a sua estreia na Covilhã.
A obra espelha esses sentimentos: angústia e esperança. “Há uma certa mistura. A missa tem 11 andamentos. Alguns têm essa angústia e há outros que simbolizam a esperança ou o regresso à normalidade. Andamentos como o Aleluia, Glória... são andamentos, atendendo àquela época, quase vitoriosos, de vencermos a situação em que estávamos quase todos a passar.”

Missa da Esperança

A estreia da Missa da Esperança estava prevista ser executada por cerca de 80 músicos. “Está escrita para orquestra de cordas, coro misto e coro infantil”.

Missa da Esperança
Coro Misto da Beira Interior na F. Gulbenkian    @Carlos Porfirio

Luís Cipriano vive na Covilhã onde é maestro e impulsionador de várias iniciativas e organizações ligadas ao ensino e promoção da música. Uma das organizações é a Associação de Cultura da Beira Interior – ACBI.

Missa da Esperança
Coro Misto num concerto na igreja de Monsanto dedicado ao Renascimento créditos: andarilho.pt

Como compositor tem uma vasta obra. Várias sinfonias, mais de 15 missas e duas Oratórias de Natal. Uma delas foi escolhida pela Palestina para a cerimónia dos dois mil anos de Jesus Cristo e estreou na igreja de Santa Catarina em Belém, onde se acredita que nasceu Jesus Cristo.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.