A Bolsa de Turismo de Lisboa, para além de ser uma plataforma potenciadora de network nos mercados que integram o turismo, confirma-se como barómetro que espelha a tendência de crescimento do setor e este ano não será exceção.
Fátima Vila Maior, Diretora de Feiras da FIL, salienta: “esta edição, a 30ª reveste-se de uma grande importância. São três décadas a dar voz a um setor que tem sido um dos grandes motores da economia nacional. Temos consciência que as expetativas para este ano são enormes e por isso esperamos atingir os 75.000 visitantes. A BTL 2018 vai ser uma feira muito dinâmica, com inúmeras novidades e muito interativa com o público final e com os profissionais deste setor.”
Com 1.300 expositores, dos quais 200 são empresas que nunca estiveram presentes na Feira, o que representa um crescimento de 8%, a BTL 2018 será a maior montra dos diferentes players do Turismo, desde as agências de viagens e operadores turísticos, hotelaria, transportes, unidades de turismo rural, entidades regionais de turismo, regiões, entre muitos outros.
Na BTL 2018 estarão representadas todas as entidades regionais de turismo nacionais e mais de 50 municípios que se representam individualmente para além dos 41 destinos internacionais, entre os quais Bulgária, Namíbia, Rússia e Uruguai que fazem a sua estreia na maior Feira de Turismo nacional.
A BTL irá ocupar uma área total de mais de 30.500 m2, distribuída por quatro pavilhões, pavilhão Multiusos, PT Meeting Center, Gastronomia e zona exterior.
Este ano o pavilhão dedicado à gastronomia terá acesso direto ao exterior da FIL.
À semelhança dos anos anteriores, no Pavilhão 1 estarão localizadas as entidades nacionais de promoção de turismo, no Pavilhão 2 os serviços e empresas de hotelaria e no Pavilhão 3 os operadores e distribuidores turísticos e agências de viagens e no Pavilhão 4 a restauração.
BTL Lab
Uma das grandes novidades desta 30ª edição é a BTL LAB, um espaço dedicado à divulgação de empresas que atuam no setor da Inovação e das Tecnologias de Informação.
Nos últimos anos um dos grandes motores da dinâmica a que assistimos no turismo deve-se à criação de plataformas, produtos e serviços tecnológicos que têm permitido a democratização do acesso, a rapidez na decisão e ao mesmo tempo um acompanhamento real de cada negócio.
A BTL LAB que conta com três áreas específicas – BTL Tech, BTL Startups e BTL Talks, pretende ser um espaço de tendências e de novas vias para as próximas décadas.
A zona dedicada às Startups – com 20 empresas inscritas - promove o empreendedorismo e as empresas com menos de três anos de existência cuja atividade está orientada para produtos e serviços que têm como objetivo enriquecer a oferta turística portuguesa.
Por seu lado, BTL Tech é um espaço expositivo para empresas firmadas que atuam no universo tecnológico. A completar esta área a BTL Talks que se pretende afirmar como um espaço de debate e troca de ideias ao nível do setor, um verdadeiro espelho de tendências e caminhos de futuro.
Programa de Hosted Buyers 2018
O programa de Hosted Buyers surgiu em 2010 e é realizado em parceria com a TAP, Turismo de Portugal, Grupo Barraqueiro, ACISO e Hotéis parceiros (Sheraton, D. Pedro, Turim, Sana, Marriott, Mundial, Lutécia, Pestana, Vips, Bensaude, H10 e Iberostar) trazendo a Portugal, anualmente, cerca de 400 compradores internacionais de diversos países tradicionais e emergentes, contando esta edição com 39 destinos internacionais e três mil reuniões pré-agendadas, demonstrando a crescente importância deste programa de divulgação internacional e de Portugal enquanto país capaz de atrair mais e melhores negócios.
BTL Meeting industry
Com uma procura cada vez maior por parte de operadores internacionais, a Meeting industry tem sido um dos segmentos de maior crescimento em Portugal. Com base nesta realidade, a BTL decidiu este ano reforçar a estratégia para o Turismo de Negócios com a implementação do espaço BTL Meeting Industry e a dinamização do programa de Hosted Buyers específico para profissionais que operam no setor.
O espaço MI estará integrado no Pavilhão 2 e é um espaço de exposição privado das empresas e entidades participantes da BTL que pretendam dar a conhecer as múltiplas ofertas nacionais deste segmento: regiões de turismo, unidades hoteleiras, resorts e empreendimentos turísticos, equipamentos e recintos, empresas de animação turística e de organização de eventos.
BTL Village: Um Espaço imprescindível em 2018
Pelo segundo ano consecutivo e dado o sucesso do ano passado, a BTL irá contar com o BTL Village, um espaço de network que tem lugar nos dias dedicados ao público profissional, com o objetivo de dar voz a empresas fora do setor do Turismo, como seguradoras, instituições bancárias e consultoras que pretendam estar presentes na maior feira do setor em Portugal.
Com capacidade para cerca de 150 profissionais, este espaço, localizado no Pavilhão Multiusos irá permitir às empresas convidarem os seus atuais e potenciais clientes, fornecedores ou parceiros para um almoço de negócios.
Promoções exclusivas
Quem visitar a 30ª edição da BTL vai poder aproveitar os melhores descontos e ofertas, seja para escapadelas de fim de semana, férias da Páscoa ou de verão.
Para além das promoções, a BTL surpreende sempre com um vasto programa de atividades de animação, como a apresentação de projetos, provas de vinhos, degustações, concursos, passatempos e atuações musicais dos mais diversos destinos.
KIDS Route
Terá lugar, pela segunda vez, um programa que convida as crianças, dos seis aos 12 anos a descobrir Portugal pelos caminhos da BTL.
Durante o fim de semana de 03 e 04 de março, as Entidades Regionais de Turismo e as empresas que as integram vão dinamizar os seus espaços e apresentar diversas atividades exclusivas para as crianças, como jogos tradicionais, jogos de vídeo e interativos, caça ao tesouro, entre muitas outras surpresas que têm como principal objetivo despertar a paixão pela descoberta de novos lugares, gentes e culturas de forma pedagógica e divertida.
Marrocos é o Destino Internacional Convidado
A edição de 2018 terá Marrocos como país convidado. Os visitantes da BTL terão a oportunidade de ficar a conhecer melhor este destino através das suas principais atrações turísticas e da diversidade que o carateriza: sol, praia, deserto e o exotismo que é transversal a este país.
Para Marrocos, a principal feira de turismo de Portugal é uma excelente oportunidade para promover o destino, dado que tem tido uma procura crescente por parte dos portugueses. 2017 foi melhor ano de sempre: mais de 80.000 turistas portugueses visitaram o país, o que representa um aumento de cerca de 25% face ao ano anterior.
Região Centro é o Destino Nacional Convidado
O Centro de Portugal assume um lugar privilegiado na edição deste ano na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL’18. A BTL distinguiu o Centro de Portugal como Destino Nacional Convidado da mais importante feira de turismo do país, em reconhecimento do aumento de notoriedade que tem conquistado e do enorme crescimento no número de visitantes.
O Turismo Centro de Portugal ocupa um espaço de maior destaque e apresenta um conjunto de iniciativas variadas, antes e durante a feira, destinadas a potenciar e a destacar a região.
O stand do Centro de Portugal vai ocupar a mesma posição central a que já habituou os visitantes, à entrada do Pavilhão 1 (o pavilhão principal), mesmo ao lado do Turismo de Portugal. No entanto, por ser o Destino Convidado, a área do stand cresceu, de 648 m2 para 702 m2: mais 54 m2 do que em 2017. O stand vai apelar às sensações dos visitantes, que poderão experimentar simuladores de surf e de bicicleta ou jogar minigolfe, entre outras atividades. Haverá também um espaço dedicado aos Lugares Património Mundial no Centro (Mosteiros de Alcobaça e Batalha, Convento de Cristo em Tomar e Universidade e Alta de Coimbra) e será dado particular destaque à apresentação dos Produtos Turísticos Integrados das Comunidades Intermunicipais que integram a região Centro de Portugal.
Pampilhosa da Serra é o Município convidado
A Pampilhosa da Serra é o Município convidado da BTL 2018. Esta vila do distrito de Coimbra, situada na região centro tem assistido nos últimos anos a uma crescente procura de turista nacionais e internacionais e consequentemente a uma diversificação de ofertas e infra-estruturas turísticas. Num ano em que a região foi alvo da adversidade dos incêndios (que devastaram áreas florestais e materiais consideráveis), a Pampilhosa da Serra empenha-se a divulgar este território, dando a conhecer a sua beleza e encantos naturais, a sua história e resiliência das suas gentes. Para isto tem preparado uma série de iniciativas que procuram envolver o público da feira de turismo.
Forte presença dos municípios
A BTL 2018 aposta forte pelo segundo ano consecutivo na presença dos municípios portugueses e são cada vez mais os que decidiram investir em espaços próprios, como é o caso de Albufeira, Associação de Municípios de S. Miguel, SIM Oeste, Condeixa, Covilhã, Lajes das Flores, Nazaré, Seia, Serpa, Vieira do Minho e Vila Franca de Xira e outros que optaram por um aumento de espaço para dar a conhecer toda a extensão da sua oferta como por exemplo Figueira de Castelo Rodrigo, Alenquer, Associação de Municípios do Triângulo, Pampilhosa da Serra e Viseu.
A aposta dos municípios nacionais na BTL como forma de se promoverem enquanto destinos turísticos para a captação de novos públicos, tem-se revelado, cada vez mais, num veículo determinante para o lançamento de campanhas e novos produtos.
Parceria com ACISO
A BTL e a Associação Empresarial de Ourém – Fátima (ACISO) renovaram a colaboração já existente no âmbito do Programa de Hosted Buyers, com o objetivo de potenciar o Turismo nacional e o Turismo Religioso em particular. Do conjunto dos 150 Hosted Buyers confirmados para a 6ª edição dos Workshops de Turismo Religioso que decorre de 22 a 24 de Fevereiro, 95 optaram por permanecer em Portugal e integrar o Programa de Hosted Buyers da BTL.
Este grupo é composto por 30 nacionalidades diferentes e 74 têm origem em países fora do território europeu. Destaque este ano para a presença de operadores da China continental e de Israel, espelhando o interesse no segmento de herança judaica.
Durante os dias que medeiam os Workshops Internacionais de Turismo Religioso, os hosted buyers serão convidados a realizar um tour pelas diversas regiões do país que contam com o apoio das ARPT’s do Centro, Alentejo, Porto, Açores e Lisboa.
BTL Blogger Travel Awards
Os BTL Blogger Travel Awards realizar-se-ão pelo quinto ano consecutivo e destinam-se a premiar os melhores blogues de viagens em Portugal com mais de três anos de existência e de língua portuguesa, com exceção do melhor blogue de promoção de Portugal em língua estrangeira ou, no caso de blogues coletivos, maioritariamente portugueses, que se destacaram em 2017.
O júri da BTL irá classificar e nomear os candidatos tendo em conta diversos critérios de avaliação, nomeadamente a importância dos temas abordados, qualidade de informação e escrita, criatividade, inovação e imagem gráfica. Os vencedores serão anunciados num evento dedicado durante a BTL 2018, no dia 3 de março no Pavilhão 2.
Bolsa da Empregabilidade
Após o sucesso dos anos anteriores, o Fórum Turismo em parceria com o Turismo de Portugal e com a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, irá realizar mais uma edição da Bolsa de Empregabilidade nos dias 02 e 03 de março, a maior Feira de Emprego na área do turismo e hotelaria a nível nacional – a Bolsa de Empregabilidade.
O evento irá contar com mais de 65 empresas com interesse na contratação e captação de talento. Estarão disponíveis mais de 8000 oportunidades de emprego.
Este ano, a Bolsa de Empregabilidade será dinamizada com apresentações em palco; entrega de currículos junto das empresas; entrevistas em área privada e networking.
Informações:
Bilheteira
Individual Público – 5,00€
Individual Profissional – 10,00€
Estudantes/ Cartão jovem – 2,50€
Séniores (>65 anos) – 2,50€
Entre os 11 e os 14 anos – 2,50€
Até 10 anos (inclusive): Grátis (Acesso apenas permitido em horário de público)
Comentários