Foto: Saulius Ziura

A ópera Sun & Sea - vencedora da 58ª Bienal de Veneza e do Prémio Leão de Ouro - voltou a apresentar-se em Vilnius, capital da Lituânia, esta semana. Para a apresentação, foram transportadas 25 toneladas de areia para um antigo parque de táxis de forma a criar praia e implementar a visão dos artistas.

A obra foi apresentada pela primeira vez no festival lituano SIRENOS, que teve lugar na Galeria Nacional de Arte, em 2017. Agora, alguns anos após a famosa recepção em Veneza, a ópera voltou a ser apresentada na sua cidade natal, Vilnius.

Opera Sun & Sea
créditos: Saulius Ziura

“Este não é apenas o regresso às origens da obra de arte - Vilnius, onde conhecemos os principais cantores do Sun & Sea. É também o regresso à língua lituana. Estamos ainda mais nervosos agora do que na Bienal de Veneza ”, disseram Rugilė Barzdžiukaitė, Vaiva Grainytė e Lina Lapelytė, autoras da ópera. “Atuar na cidade natal da obra de arte é uma alegria imensa e uma grande responsabilidade, que é ampliada pelas expectativas criadas devido ao Prémio Leão de Ouro.”

A ópera é apresentada num antigo parque de táxis, o T Park, conhecido entre os moradores pela sua arquitetura única. Construído na década de 70 e recentemente restaurado, o prédio, com mais de 31 metros de altura, tem oito andares em cascata que permitem aos autores implementar na íntegra todos os elementos visuais e sonoros do evento.

Opera Sun & Sea
créditos: Saulius Ziura

Sun & Sea atraiu mais de 85 mil espectadores ao longo de seis meses em Veneza, Itália, e milhares de visitantes numa digressão mundial subsequente. A ópera apresenta os cantores como turistas despreocupados numa praia ensolarada, cuja conversa casual sobre o dia-a-dia transforma-se numa discussão sobre a crise climática, o meio ambiente e o futuro do planeta. O público, acima, tem a visão desobstruída de artistas e coros que atuam em todo o mundo.

O município de Vilnius tem apoiado ativamente o desempenho da ópera, tanto financeiramente como de outras formas. A capital também encomendou 25 toneladas de areia de praia que acabou por contribuir para o projeto Praia Aberta, em 2020 - uma praia artificial no centro da cidade, instalada para animar os cidadãos durante as proibições de viagens. A praia era completada com areia branca, espreguiçadeiras, balneários e até uma tela gigante com as ondas do mar.

Opera Sun & Sea
créditos: Saulius Ziura

“Estamos muito orgulhosos e entusiasmados com este evento de grande importância e muito aguardado pelos autores da ópera e pela cidade de Vilnius. Esperamos que a apresentação inspire todos a experimentar, a descobrir e a criar arte e que espalhe a palavra sobre a capital e a Lituânia em todo o mundo ”, disse Remigijus Šimašius, presidenta da câmara de Vilnius. “Vilnius é aquele lugar onde criações únicas e maravilhosas surgem, portanto, precisamos de ter a certeza de que são vistas e ouvidas dentro e fora da Lituânia.”

Os residentes e os visitantes de Vilnius podem ver "Sun & Sea" de 15 a 20 de dezembro de 2021.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.