Um pouco por toda a Europa, as restrições de circulação de pessoas estão a ser gradualmente levantadas, à medida que a percentagem da vacinação contra a COVID-19 aumenta. Um dos países favoritos dos turistas - e dos que mais sofreu com a pandemia, em 2020 - é Itália.

O turismo italiano foi muito afetado pelos confinamentos e dá agora, em 2022, os primeiros passos para voltar aos números de antes. Para tal, o levantamento das restrições à chegada para quem tenha certificado pode dar uma grande ajuda.

As autoridades italianas simplificaram as restrições de entrada para viajantes da União Europeia, deixando mais apetecível aquela viagem para conhecer o famoso Carnaval de Veneza, que já começou.

As regras são claras: basta o certificado digital da UE. "Os viajantes que pretenderem entrar em Itália tendo estado nos 14 dias anteriores num país da União Europeia / Espaço Schengen, Andorra ou Mónaco terão de apresentar no momento do embarque um Certificado Verde Digital numa das três modalidades disponíveis (vacinação, recuperação de COVID-19 ou teste molecular PCR ou antigénico rápido com resultado negativo à doença, realizado nas 72 ou 48 horas anteriores, respetivamente)", indica o Portal das Comunidades. Obrigação não se aplica a crianças com menos de seis anos.

Quem não apresentar o certificado, pode entrar no país mediante o cumprimento de "um período de isolamento e vigilância sanitária de 5 dias, no final do qual devem realizar um teste molecular ou antigénico à COVID-19", confirma o Portal.

Esta é uma boa notícia para quem tem adiado uma ida ao paraíso da boa comida e divertimento. Conheça abaixo algumas sugestões de eventos a decorrer nos próximos meses.

  • A Festa de Sant'Agata, Catania - 3 de fevereiro - 5 de fevereiro
  • Carnaval de Veneza - 12 de fevereiro a 6 de março
  • Carnaval de Viareggio - 20 de fevereiro a 12 de março
  • Scoppio del Carro, Florença - Domingo de Páscoa, 17 de abril
  • Bodas do Mar, Veneza - 26 de maio
  • Festival de Ópera de Verona - 17 de junho a 4 de setembro

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.