Em dezembro do ano passado, no decorrer da campanha de financiamento coletivo (crowdfunding), a venda do Château de la Mothe-Chandeniers foi notícia um pouco por todo o mundo.

A associação Dartagnans, que realiza campanhas de financiamento coletivo (crowdfunding) para projetos de conservação de património, foi a responsável por este feito. A partir de um contributo de 51 euros, no mínimo, quem participasse na campanha adotava o Mothe-Chandeniers, tornando-se um acionista e co-proprietário do castelo, localizado em Les Trois-Moutiers, a cerca de 300 quilómetros a sul de Paris.

A campanha terminou e os resultados finais foram: 1.618.391 euros, 115 países e 18.570 participantes.

Veja na galeria de fotos imagens do castelo.

Próximos passos

Com o dinheiro angariado, que passou além das expectativas da associação, 500 mil euros serão usados para comprar a propriedade e o restante será destinado a iniciar os trabalhos de restauro e assegurar a segurança do espaço. A associação estima que o custo total das obras deve ficar nos 3 milhões de euros.

O objetivo final passa por transformar o castelo num espaço cultural, que seja sustentável a nível económico. Pode ir acompanhando o processo no site oficial do Mothe-Chandeniers.

O Mothe-Chandeniers foi construído por uma família nobre no século XIII mas durante a Idade Média foi invadido por duas vezes por ingleses, escreveu o The Telegraph. Durante a Revolução Francesa, o castelo foi pilhado e quase destruído. No século XIX, a propriedade começou a ser recuperada e teve melhores dias até ser atingida por um incêndio, em 1932, que a destruiu quase por completo. Já na década de 1980, o castelo foi comprado por um professor de matemática reformado que não conseguiu reabilitar o edifício.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.