As festas do Divino Espírito Santo da cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores, arrancaram na quarta-feira.

Numa nota de imprensa enviada hoje, a autarquia adianta que perspetiva uma afluência de "milhares de pessoas", estando já a preparar a refeição, típica destas festas, e que vão participar no Cortejo Etnográfico de sábado 1.300 figurantes.

O plano de gestão de resíduos aplicado já nos preparativos das festas e em todos os dias do programa desta 20.ª edição permite acautelar "a correta separação, acondicionamento e, por inerência, uma eficiente triagem de todo o lixo produzido até ao final do dia de domingo", acrescenta o município (liderado pelo social-democrata Pedro Nascimento Cabral), que vai intensificar a limpeza das áreas abrangidas.

Citado na nota de imprensa, o vice-presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Furtado, acrescenta que o plano ambiental vai contemplar "um reforço de equipamentos, bem como de meios humanos e mecânicos em torno da separação e recolha de resíduos”.

Na partilha popular das Sopas do Espírito Santo, que vai decorrer no Campo de São Francisco, no sábado, a partir do meio-dia, os participantes terão de dispensar um euro, reembolsável, como caução para o uso de um ‘kit’ ecológico, que contempla um prato e uma colher de cana-de-açúcar, um copo de plástico reutilizável e um guardanapo de papel.

No sábado, serão distribuídas 54 pensões (nome dado a cabazes alimentares típicos desta festividade) por 27 instituições particulares de solidariedade social do concelho, beneficiando perto de 800 utentes, e à tarde decorre o Cortejo Etnográfico, que vai contar com a participação das 24 freguesias do concelho.

No domingo, último dia das festividades, realiza-se a missa da coroação às 09:30 locais (10:30 em Lisboa), no largo em frente à Igreja da Matriz, que vai ser animada pelo Grupo Coral de São José e presidida pelo bispo de Angra, Armando Esteves Domingues, seguindo-se o bodo de leite na Praça Gonçalo Velho, onde será servida massa sovada.

Pelas 16:00 realiza-se a coroação dos impérios de Espírito Santo do concelho, que vão percorrer várias ruas entre o Campo de São Francisco e a Praça do Município.

Hoje, a partir das 20:00, realiza-se a habitual mudança da bandeira do Divino Espírito Santo, a par da bênção da dispensa do Espírito Santo, o concurso e a arrematação da massa sovada e a abertura do Quarto do Divino Espírito Santo.

As Festas do Espírito Santo têm uma forte expressão em todo o arquipélago, envolvendo tradicionalmente cerimónias religiosas e a partilha de refeições na rua, além de atuações musicais e outras iniciativas comunitárias.