A tão aguardada digressão europeia de Taylor Swift arranca em maio e, após uma procura sem precedentes, os fãs sortudos que conseguiram comprar bilhetes vão assistir àquele que é provavelmente o fenómeno cultural do ano – ou, pelo menos, aquele que conseguiu mover mais multidões.

Embora a tendência habitual dos viajantes seja a de confirmar as suas reservas um a dois meses antes da viagem, neste momento a eDreams já regista um aumento significativo do interesse em viajar durante o período da digressão. Estocolmo regista o maior aumento da procura (+473% vs 2022), seguindo-se Varsóvia (+339%), Edimburgo (+176%), Liverpool (+133%) e Paris (+108%). Para além deste top 5, destacam-se os aumentos em Zurique (+76%), Lyon (+67%), Milão (+57%) ou Amesterdão (+50%).

De forma curiosa, Lisboa é das paragens da tour que regista um aumento menor da procura (+5% vs 2022), provavelmente por ser também um dos concertos de Taylor Swift com lotação mais limitada e que por isso não pôde atrair tantos fãs de outros países. Os dados da eDreams revelam ainda que os viajantes que mais pesquisam por Lisboa para as datas dos concertos são originários do Reino Unido, Espanha, EUA e França.

A agência de viagens pôde ainda concluir que os americanos são quem mais procura viagens coincidentes com as datas e locais dos concertos na Europa – algo que não se verificou noutros anos, e demonstra o seu interesse na digressão europeia, possivelmente devido ao facto de muitos fãs não terem podido assistir aos concertos nos EUA.

Estes padrões atípicos encontrados pela eDreams refletem a influência de Taylor Swift no panorama musical e o seu impacto económico no turismo internacional. Esta digressão está a revelar-se um importante motor do turismo na Europa em 2024, redefinindo os padrões das viagens e realçando a ligação entre entretenimento e turismo a nível global.

Taylor Swift tornou-se um fenómeno cultural global nos últimos anos: as suas músicas atingem consistentemente o topo de todas as tabelas musicais e a sua personalidade rebelde na indústria tornou-a objeto de veneração por milhões de fãs em todo o mundo. A sua mais recente digressão mundial foi a prova do sucesso retumbante da cantora americana, batendo todos os recordes em termos de procura de concertos, ao ponto de fazer colapsar a plataforma de venda de bilhetes, atingindo a lotação esgotada em todas e cada uma das 117 datas da "The Eras Tour".