Organizado pela Associação Empresarial do Alto Tâmega (Acisat), em colaboração com a Câmara de Chaves, o certame espera receber, à semelhança do ano passado, mais de 100 mil visitantes de todo o país e da vizinha Espanha, afirmaram.

Numa extensão de cerca de três quilómetros, os visitantes poderão comprar vestuário, calçado, artesanato nacional e internacional, antiguidades, cutelarias, louças, enchidos, queijos e produtos agrícolas.

O presidente da Câmara de Chaves, António Cabeleira, considerou que Chaves se transforma “completamente” nesses dias, sendo o certame um “importante motor” para a restauração, hotelaria e comércio local.

"A Feira dos Santos é a maior feira de Trás-os-Montes sem qualquer sombra de dúvida e queremos que assim continue, apesar da crise", salientou.

A par das tendas espalhadas pelas várias artérias da cidade, acontecerá a Feira do Gado, o Mercado do Gado, a Chega de Bois, o Concurso Concelhio de Ovinos de Raça Churra Galega Bragançana, a Corrida de Cavalos, o Festival Gastronómico do Polvo e a Feira da Lã.

O comércio local e os estabelecimentos de diversão noturna também se associam ao evento como as iniciativas “O Comércio sai à Rua” e “Santos da Noite 2016”.

Atuação de grupos musicais, ranchos folclóricos, cantares tradicionais, arruadas de bombos, gigantones, charangas galegas e espetáculos teatrais serão outras das atividades que marcarão os quatro dias da Feira dos Santos.

O programa conta ainda com a presença do artista de música popular portuguesa Quim Barreiros que atuará no dia 31 de outubro, pelas 22:00, no Largo General Silveira.

Para os mais novos, há divertimentos junto às margens do rio Tâmega, próximo do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso.

Em simultâneo com a Feira dos Santos decorre o certame “Sabores de Chaves e Vinho de Trás-os-Montes" que tem por objetivo dar a conhecer os vinhos da região.

Organizado pelo Empreendimento Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso (EHATB), em parceria com o Município de Chaves, o evento conta com provas de vinho comentadas e complementadas com a degustação de produtos típicos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.