No final da viagem, que terminou no dia 28 de maio, as centenas de imagens captadas foram compiladas numa única fotografia “panorâmica” de 943Km, o primeiro registo deste género alguma vez feito à costa continental portuguesa com um Galaxy S10+ que, juntamente com um mini documentário foram revelados no Dia de Portugal, a 10 de junho.

Durante 8 dias e 420 milhas náuticas, esta equipa de três pessoas percorreu todo o comprimento da faixa costeira desde a Praia do Moledo a Monte Gordo: André Carvalho, foi o fotógrafo responsável por captar as paisagens do nosso litoral, utilizando apenas o Samsung Galaxy S10+; O cronista e viajante Carlos Bernardo, relatou a aventura através de um Diário de Bordo publicado no seu blog e redes sociais, onde a comunidade pôde acompanhar os bastidores da aventura; e o José Gomes, o velejador, navegou a equipa durante os oito dias de viagem ao longo do litoral.

Veja aqui as fotos dos bastidores deste desafio:

O projeto é, segundo o presidente do Turismo de Portugal, “uma forma criativa e inovadora de promover o nosso país e os seus recursos naturais.” Segundo Luís Araújo, “Portugal é cada vez mais procurado pelas grandes marcas para, de forma apelativa, promoverem os seus produtos. Esta ação que promove um dos nossos principais ativos - o Mar, em conjunto com a nossa Costa Atlântica -, complementará a atuação do Turismo de Portugal nos mercados estrangeiros, onde temos vindo a desenvolver recentemente algumas ações de promoção de Portugal como destino turístico”.

Para o fotógrafo André Carvalho, esta “foi uma aventura incomparável. Foram muitas horas ao sol e muitos disparos para conseguir captar cada quilómetro de costa e de praia. É, sem dúvida, um privilégio integrar o projeto que registou o nosso país desde uma perspetiva que todos gostamos, mas poucos conhecemos realmente. Temos um litoral incrível e é importante que a sociedade esteja sensibilizada para a conservação da costa e da vida marítima, acredito que este projeto possa ajudar a dar essa perspetiva”.

Segundo José Correia, Head of Marketing Mobile da Samsung Portugal, “esta iniciativa surgiu da ideia de fazermos algo nunca antes feito: captar a primeira fotografia de vista panorâmica de todo o litoral português. Em apenas uma semana conseguimos algo inédito, o primeiro registo de todo o litoral através da câmara de um smartphone”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.